Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Melhor amigo... -- 11/05/2006 - 15:19 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dizem que "O melhor amigo do homem é o cachorro". De fato, há casos estranhos que consfirmam tal assertiva. Por exemplo, conheci, ainda menino (década de quarenta), um senhor conhecido por Tinda, em Pastos Bons - MA, dono de um bonito vira-lata.
Aconteceu que, certa noite, choveu muito e aquele senhor levantou-se da cama e foi tomar banho de bica. Resultado:pegou uma pneumonia e morreu com pouco tempo. Pois bem, o seu cachorro de estimação, que acompanhara o enterro, passou a ir, diariamente, à sepultura, só saindo do cemitário pelas mãos de pessoas que passaram a cuidar dele.
Outros casos a gente tem visto na tevê, de cães que lutam com outros, defendendo seus criadores.
Porém, o de que quero falar é do meu gato: peguei-o ainda pequenito em rua do Pina e levei-o para minha antiga casa no bairro do Rosarinho. Ele - preto e branco -, demonstrou, com o passar do tempo, ser um grande caçador e acabou com os ratos. Às vezes, vinha do quintal com um ratão na boca e eu enchotava-o de volta, para não emporcalhar(ou enratalhar?) a casa. Mas, gostava de ver, pois, entre um gato e um rato, mil vezes o primeiro! A propósito, em rápido atalho ou divagação metafórica sobre o assunto, se em Brasília tivesse gato como ele, não ia sobrar rato nem para os Sanguessugas!
Contudo, o que quero dizer mesmo, é que hoje tenho dúvida de quem seja "O melhor amigo do homem" - se o gato ou o cachorro!
Imagine a prezada leitora ou o prezado leitor, que mudei de residência do Rosarinho para a Soledade (aqui no Recife), e deixei meu bichano caçador na antiga casa, lembrado de que dizem que "cachorro gosta do dono e gato gosta da casa".
Depois de uns dias, porém, uma espécie de capataz que me serve, disse-me:"Seu" Geraldo, quando o senhor chega, o gato corre para vê-lo, e, quando sai, ele fica procurando-o"!
Então, disse-lhe que, se quisesse colocá-lo em um saco e levá-lo à minha nova casa, tudo bem. Dito e feito. E, para minha surpresa, o animal só estranhou no primeiro dia e já se acostumou com o novo ambiente, continuando o mesmo amigo de sempre!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui