Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Um colchão pneumático e dois remos... -- 03/06/2006 - 00:17 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Um colchão pneumático
e dois remos...


Há três dias vi e ouvi na televisão, RTP1, logo a seguir ao noticiário das 20 horas, um polemizante programa especial, cuja estratégia e objectivo a lograr assenta perfeitamente na célebre equação dual que nos ocorre quando a dúvida se resume a um pau de dois bicos. Das duas, uma, e nunca é, porque o que tem de ser tem muita força.

Quanto a mim, sob a capa e em nome de um muito útil serviço à sociedade, pretendeu-se irresponsavelmente colocar a nu o degradante ambiente que mina as escolas portuguesas, ou, enegrecendo o actual comportamento dos jovens sem eira nem beira, intentou-se previamente preparar, por sub repticia e codiciosa tabela, a opinião pública para o diluído desfecho judicial do famigerado caso pedófilo da Casa Pia.

Quem vai levar com o fogo em cheio é o Bibi, e os outros, para que a água toda não caia no chão, vão decerto levar com uns borrifos. Aos jovens abusados e reabusados o governo de José Sócrates já despoletou as indemnizações pecuniárias, com o nosso dinheirinho, pelas sodomizações e lacerações que uns "desconhecidos" fizeram no fecho da dignidade dos meninos. Em suma, o colectivo mexilhão português, ainda por cima, foi "enrabado" nos suores frios que vai deitando todos os dias.

No desiderato em apreço, uma equipa televisiva deslocou-se a uma dada escola para filmar às escondidas, autorizada pela direcção escolar, o comportamento dos alunos durante as aulas. Vi então os jovens agredirem-se uns aos outros, gozar e agredir os docentes, incluindo assédio sexual, e passear por cima das mesas de trabalho como se andassem na rua. O resto, o rastilho que antecede tão explosivas imagens, imagina-se com nua e crua facilidade e dá para calcular em que senda o país, pela ínfima base, vai trilhando e seguindo.

O governante que foi ao programa, a quem está adestrito o sector, numa daquelas irritantes poses de "sim-senhor e não-senhor", foi metendo as mãos pelos pés, a cabeça entre os braços e mete concerteza todos os meses um privilegiado ordenado no bolso, e ainda - pasme-se - continua a governar semelhante desgoverno, apesar de ter afirmado que na escola em questão já anteriormente haviam ocorrido desmandos muito piores.

Esta, caríssimos Leitores, sugere a corriqueira exclamação: para onde vai o mundo?... Para onde vai? Vai para muito longe. Nós, sem dúvida, é que ficamos já ali à esquina decepcionados e tristemente vencidos pela impotência moral que de lés a lés nos assola. Entrentanto, sobre o que ao meu redor cada vez mais vai ocorrendo, estou a ficar seriamente preocupado: a trampa está subindo de tal jeito que começo a considerar seriamente a compra de um colchão pneumático e dois remos...

António Torre da Guia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui