Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->ONDE A FELICIDADE MORA -- 16/11/2009 - 20:24 (Ilário Iéteka) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Há anos que procuro ser feliz. Será que esta tal felicidade só existe para quem tem êxito e sucesso profissional?
Não pode ser, devo estar enganado!
Culpar os outros pelos meus erros? Não posso. Talvez não percebi onde estou errando!
Resolvi sair a procura da felicidade. Eu queria saber onde ela mora. Eu comecei por condomínios fechados com lindas mansões, carrões do ano, jardins exuberantes, gente esnobe que iam e vinham sem um sorriso no rosto. Em minutos percebi que ali não era sua morada.
Andei por vários lugares e só encontrava a tristeza, pensei:
_ Será que a felicidade está fugindo de mim? Como poderei alcançá-la? Parece-me tão esperta!
Resolvi então passar por pequenos casebres, empoeirados. Haviam crianças brincando com alegria. Gente humilde conversavam e riam muito.
Eu pensei :
_ Agora sim, eu descobri onde a felicidade mora. É aqui!!
Para meu engano, ela tinha acabado de passar por aquele beco e sua permanência foi mínima. Muito estranho para meu raciocínio e a tristeza tomou conta do lugar. Logo em seguida, eu entendi, a felicidade foi embora porque ali haviam tiroteios entre gangues, uma bala perdida atingiu uma criança e o desespero foi total.
A felicidade é perspicaz e escapou junto com as crianças, as quais nos abandonaram. Eu fiquei assustado, apreensivo.
_ Eu vou voltar a procurá-la, quero saber para onde foi. Por que não permaneceu naquele lugar onde a alegria reinava?
Comecei a refletir:
_ Como poderei convencer que essa sensação de bem estar a todos permaneça mais tempo ao nosso lado? A felicidade, chegou a me parecer mesquinha. Eu tive a impressão que o dinheiro faria com que ela permanecesse ao meu lado. Descobri que este não é o fator importante!! Porque têm pessoas ricas desesperadas e infelizes!
Eu estava decidido porque sei que a felicidade mora em algum lugar. Preciso e vou encontrar onde estiver. Não será a pobreza que vai me impedir de ser feliz. Continuarei em busca de seu segredo e vou alcançar meu objetivo.
Alguns filósofos dizem que ela é de curta duração. Muitas vezes ela passa do nosso lado e nem percebemos, por estarmos entretidos com sua irmã que é a senhora tristeza.
A tristeza parece grudar em nós e a encontramos em todos os lugares em que passamos. O que é bom parece durar tão pouco. O que é ruim demora uma eternidade a passar.
Aprendemos que tudo é divido por dois. O bem e mal andam juntos. Quem escolherá é você.
- Eu já escolhi!! Sei que somos culpados pela reação de nossas atitudes. A ganância nos cega! Ficamos arrogantes, pretensiosos, soberbos, acabamos não tendo bom senso.
Então como a felicidade poderá nos ajudar? Se não sorrirmos, não fazemos amizades, vivemos isolados? Com certeza quem estará do nosso lado é a malvada tristeza.
Não procure a felicidade nos outros e nem tente comprá-la! Porque em pouco tempo ela vai deixar você sozinho. Seja sábio e tente conquistá-la, assim terá sua companhia para sempre.
Procurei a felicidade na terra, no mar, no ar e nada. Deixei de correr. Comecei andando devagar, sem pressa, prestando atenção onde estaria a felicidade. Eu olhei para os lados, para cima, para baixo, percebi que estava cercado de coisas fantásticas e belas. Eu descobri que a felicidade estava todo o tempo em meu convívio e comportamento.
Quando deixei de prestar atenção nas flores, deixei de sentir aromas! Ao exalar novamente uma rosa, descobri e senti a felicidade invadir minha alma! Eu caminhei até uma bela árvore, desfrutei de sua sombra, o vento suave batia em meu rosto com delicadeza. Um casal de canários cantavam com perfeição uma bela canção. A felicidade sem ser convidada resolveu por si só sentar ao meu lado e a paz pousou em meus ombros. O sol estava radiante seu calor inigualável. Toda essa simplicidade fez meu coração pulsar com alegria!
Eu percebi que só não é feliz quem não quer!
Eu te conto o pouco que descobri do segredo:
_ Comece levantando cedo, vá caminhar! Veja o sol nascer, que espetáculo mais belo! E olhe também quando ele se põem no horizonte, você já notou a sua grandiosidade? Preste atenção nas estrelas, olhe a lua! Sinta como é bela a natureza, ela é a linguagem para se entender muitos dons de Deus. Brinque com os seus filhos e também com os filhos do próximo como fosse teu mesmo! Escute músicas, cante, conte piadas, sorria, divirta-se!
A sua alegria se transformará em felicidade.
Acredite, não necessitamos de muito dinheiro para sermos felizes! Isso é bíblico!
A paz está em pequenas coisas que muitas vezes nem ligamos, dou-te exemplos:
_ Passear com seu companheiro amado, tomar um sorvete, telefonar aos amigos sem motivo aparente, sentar na areia e sentir o mar, escutar uma gargalhada contagiante,..., estes pequenos gestos nos trazem grandes alegrias que geram felicidades infinitas e o que é bom para a alma não se esquece jamais.
Seja humilde, faça caridade, ame as pessoas, escute, não zombe, fale e não grite, ouça mas não discuta, se estiver no escuro acenda uma luz, se tropeçar e cair três vezes, levante quatro. Jamais desista. A felicidade não está com pessoas rudes e grosseiras! Creia no potencial humano, seja amoroso, abrace as pessoas e sentirá o calor da amizade.
Deus te deu uma mente para sonhar grande, ofereceu-te a capacidade da conquista e descobrir que a felicidade está SIM nas grandes descobertas!! Não almeje o que está com teu irmão, mas deseje construir com as suas próprias mãos o melhor que você pode!! Haja sem medo! A vida é preciosa, é única! Viva o presente como uma criança, sem sofrer pelo passado e ansiar pelo futuro. Eu descobri que a felicidade mora na casa de nosso coração. Que a Paz de Espírito é parceira da Felicidade e repousa em nossa consciência, pense nisso e seja feliz!!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui