Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50629)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Uma paixão chamada Goiás -- 20/06/2006 - 21:17 (Marcilon Fonseca de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Futebol é paixão nacional desde as eras primevas deste esporte em terras "brasilis". Em Goiás não poderia ser diferente e o povo goiano também nutre um sentimento passional pelo encantamento da modalidade mais difundida no planeta. Como toda paixão, acorda sentimentos de toda sorte e o risco das pelejas saírem do gramado para alcançarem outras paragens é muito grande.
Nos idos tempos romànticos do futebol em Goiás, onde o amadorismo ainda permeava pelas disputas, que ainda seriam pelo Gol e pela vitória "dentro" das quatro linhas, os goianienses se dividiram em quatro amores: Atlético Clube Goianiense, Goiània Esporte Clube, Goiás Esporte Clube e Vila Nova Futebol Clube. Por muitos anos a equipe que leva o nome da belíssima capital goiana foi hegemónica nas conquistas dentro do gramado, sendo até hoje o terceiro maior clube em conquistas, armazenadas em quatorze campeonatos estaduais. Glórias do passado.
Esse pequeno intróito tem razões de ser, o passado não pode ser esquecido e havemos realmente que relembrar os tempos com respeito e como aprendizado, que para mim é o mais importante aspecto em se existir essas memórias. Viver da recordação ou das glórias dessas eras é caso doentio e não eleva nenhum ser a qualquer esfera contemporànea ou visão de futuro, pois as amarras que ligam aos períodos anteriores são fortes e lúgubres, grilhões que prendem a própria experiência transformando-a em simples fatos inertes. Não obstante, tomando como ensinamento, temos o mais valioso aliado em que possamos nos embasar, pois qual de nós não se embriaga ao ouvir um ancião contando suas histórias e lorotas saborosas, das quais temos ensinamentos dos mais diversos.
O Goiània é a glória do passado, foi um grande clube e tem, no coração de qualquer goianiense, um cantinho especial de carinho, pois leva o nome da querida capital e foi o encanto dos campos por vários anos, tendo sido o terror dos adversários. Talvez alguns mais novos nem saibam como é o escudo do glorioso Goiània, isso mostra um passado apenas passado. Apesar do trocadilho tosco e infame, hoje o Goiània é singela lembrança.
Essa crónica não é para falar do Goiània ou do futebol ou mesmo do futebol goiano, mas do Goiás Esporte Clube. O Goiás foi conhecido por muito tempo como sendo o "time dos 33", alusão aos seus pouquíssimos torcedores naqueles anos em que o amor à camisa realmente existia, pois não havia salários, eram amadores. O prefixo da palavra já diz tudo: AMA. Pois bem, esse Goiás cresceu, tendo recebido sua primeira glória no ano de 1966, por coincidência o ano de nascimento desse cronista. Lá se vão 40 anos e de lá para cá foram se amontoando vários títulos, derrotas e muito aprendizado. Hoje, no ano de 2006, já no terceiro milênio, a equipe se desponta como uma das mais importantes no cenário nacional, ranqueada pela IFFHS entre as 50 melhores equipes do planeta.
Lino Barsi não imaginava sua brincadeira à luz quase bruxuleante de uma luminária em uma via pública fosse se tornar a potência esportiva na qual se vislumbra. Exato, aqui não afirmo que se transformou em uma potência, pois ainda há muita água para correr por baixo do Meia Ponte e não há porquê sermos iludidos por nós mesmos e não se deve cair nos erros do Goiània ou do "poderoso" Flamengo.
Uma coisa é ter chegado entre os três primeiros no ano de 2005 e estar indo bem na Libertadores e a outra é deslumbre de ser o Real Madri ou Manchester. Colocar os pés no chão e ir à luta, pois há muito caminho a percorrer. O incrível em pensar nisso é justamente o oposto ao que o texto iniciou ponderando. O esporte como paixão e como amadorismo e amor pelo clube, mas como tudo evolui e como há necessidades diferentes a cada dia, sabe-se da necessidade de organização profissional para manter a paixão de metade dos goianos em alta e em destaque no cenário nacional.
Será que veremos o Goiás campeão brasileiro ainda este ano? À época do primeiro título goiano um primeiro sonho foi realizado e hoje já são 21 títulos de uma hegemonia incontestável em território goiano. A organização e o profissionalismo que a agremiação alcançou são invejáveis e a cada dia que passa aumenta a responsabilidade que nasceu simples e quase irresponsável. Hoje, Goiás é uma representante do estado no exterior, pois leva o nome da unidade da federação. A cor da esperança é verde, mas espero sinceramente que amadureça em realidade o tão sonhado título de campeão brasileiro e que possamos ter o respeito de todo o Brasil e dos famigerados meios de comunicação do EIXO. São muitos os aspectos que envolvem um clube de futebol no Brasil, pois é realmente uma paixão. Paixão que cega, é um vício desmesurado que não segue regras matemáticas ou leis físicas e às vezes até mesmo as leis humanas. O Goiás é o sonho de milhares de goianos, é a realização desses mesmos goianos, hoje com orgulho de sermos internacionais, mas com a certeza que melhores dias são certeza inequívoca.
A cor de uma pedra preciosa das mais belas dá o nome a nossa torcida, somos esmeraldinos com muito orgulho e nossa torcida cada vez aumenta mais e eternamente seremos Goiás, Goiás.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui