Usina de Letras
Usina de Letras
60 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10370)

Erótico (13570)

Frases (50641)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6198)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->OLHA O PASSARINHO! -- 03/07/2006 - 13:06 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OLHA O PASSARINHO!

Fernando Zocca

"Como todos sabem o capeta é tão ruim, mas tão ruim que confunde comunicação de massa com diálogo entre pizzas, mas pode uma coisa dessas?" (Van Grogue depois da quinta pinga)



Vovó teria visto as uvas? Por certo estavam passadas, envelhecidas e muito mal adubadas! Na verdade, as frutas abandonadas despencavam sozinhas.
Quem delas se utilizaria pra fazer algum vinho bom ou refresco? Muita gente pensava: "Do jeito que se apresentavam seria melhor deixá-las; que o tempo se incumbisse delas".
Falou-se muito das qualidades das tais uvas. Ponderaram sobre os possíveis efeitos benéficos e exaltaram alegrias que poderiam proporcionar. Mas nada disso se realizou. Que maçada!
Murchas não foram aproveitadas, mesmo porque o desalento impediu qualquer aprimoramento. Foram todas esquecidas, largadas e, por isso aconteceu o que todos viram.
Mas a história poderia ter sido outra. Seria preciso melhor atenção com a videira. Houve excesso de zelo? Não! Ninguém acreditava nisso. Houve abuso por parte do fruticultor? Não, é claro que não. Mas então por quê as frutas não renderam o que delas se esperava? Faltou siso?
Talvez houvesse qualquer divisão entre os bagos. Quem sabe? Quando atingiram o ponto mais alto, quando o viço estava no apogeu, não foram elas colhidas. Por isso restaram ali imóveis, sob as intempéries. Foi triste ver, muito triste.
Todos os que esqueceram aquela planta e seus frutos a sós, abandonados, não mereceram mais do a decepção dos que esperavam bons resultados após a colheita.
Os bons vinhos, os mais velhos, são vistos, admirados e proporcionam alegria na degustação. Só de ver já lembra contentamento.
Mas a videira não poderia ter sido abandonada. Foi um erro grave. O compromisso assumido e desonrado, causou desolação. As expectativas frustraram-se. Que chato!
Mas, por que cargas d água o encarregado de botar o fogo e manter a chama acesa teria desistido assim, tão fácil, da sua tarefa? Teria sido o calor daquela boca de forno, o motivador da deserção?
Desejaria o responsável transformar aqueles troncos todos em lenha a ser queimada? O dono teria percebido sua semelhança, pela função que exercia, com o maligno, com ... o
... Satanás?
A mangueira já fora decepada; àquela goiabeira, com seus frutos podres, já não restava mais esperança de revitalização. Sobrava somente a trepadeira desmilinguida que, desdenhada, não produziu o que dela se esperava. Ela e seus frutos, por algum malvado, com certeza, seriam todos jogados nas chamas e no calor d alguma caldeira ambulante.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui