Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A IRENE DO RIO -- 08/01/2003 - 20:26 (MARCIANO VASQUES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
IRENE SERRA, A IRENE DO RIO

RIOTOTAL:BELAS PÁGINAS NA INTERNET

Notícias de eventos culturais nacionais e internacionais, notícias da comunidade judaica, Feliz Idade -bela página dedicada aos da chamada terceira idade, lendas e mitologia, escritores e poetas, crônicas semanais, literatura infantil, H.Q, esporte, matérias especiais sobre os imortais da literatura, gastronomia, opinião acadêmica, tudo é um show semanal, uma amostra do que a dedicação e o carinho podem conseguir.Tudo isso e muito mais é RIOTOTAL, excelente revista virtual, acessada todas as semanas por pessoas de bom gosto cultural. Há quem coloque como prioridade no sábado abrir logo pela manhã as páginas da revista.

A mulher responsável por isso é Irene Serra, foniatra e psicóloga, a Irene do Rio. Como reconhecimento do seu trabalho já foi recebida na Câmara Municipal com elogios em plenário pelo trabalho de Feliz Idade.

Atenciosa, mais de 300 e-mails por dia e trata a todos com o mesmo afeto, a mesma atenção, a mesma gentileza. Mestre na arte de ser humano, cada correspondente tem para ela a mesma importância.Tem dois sonhos: voltar a escrever seus próprios textos e lançar a RIOTOTAL impresso.

Ao seu lado o companheiro Luiz Carlos Guedes, professor universitário que sonha em escrever um livro sobre a época dos holandeses no Nordeste brasileiro. Luiz começou como locutor de rádio e depois apresentador do Jornal do SBT. Fez jornalismo e marketing e é o Web da RIOTOTAL.

Entrevistada por Marciano Vasques para o: CORREIO DO SUL, com a palavra Irene Serra.

VASQUES: Como começou a RioTotal?

IRENE: Em 1994, criamos o Catálogo do Rio, que visava à divulgação de serviços médicos aqui em Ipanema; em poucas semanas, profissionais de diversas outras áreas e lojas nos procuraram para que os divulgássemos.

Com pouco mais de um ano, já havíamos amadurecido a idéia de expandir o catálogo em revista, colocando artigos vários, principalmente relacionados à literatura e ao bem-viver na terceira idade. Surgia, então a Revista Eletrônica Rio Total, com a seção Feliz Idade (para mim) e CooJornal (para o Luiz).

Não dava para sufocar a realidade desta implosão e foram surgindo, então, as diversas seções do site. À medida que expandíamos, fomos convidando colaboradores, pessoas que se mostraram – e se mostram - sempre dispostas a mandar não só seus próprios artigos, como a pesquisar e solicitar matérias a outros. Incrível é o número de pessoas até então desconhecidas para nós, que chegam querendo contribuir de alguma forma.

Com esta expansão, fomos abandonando o Catálogo do Rio, que era nosso apoio financeiro e fomos nos dedicando cada vez mais à informação e cultura. Acredito sermos um dos únicos sites sem "associados financiadores", matrículas ou qualquer outra forma de angariar fundos. Mas não há dúvida que um respaldo financeiro nos faz falta, pois temos um gasto muito grande. Como não temos tempo de batalhar um patrocinador, alguém que faça propaganda no site, não temos como remunerar os colaboradores fixos e nem como contratarmos técnicos especializados na confecção de sites. É um moto contínuo e, às vezes, pergunto-me como sair dele, uma vez que tem sido difícil assumir todas as responsabilidades, que a cada dia aumentam.

VASQUES: A psicóloga tem tido muito trabalho na lida diária com a alma do artista (colaboradores, leitores, etc..) que povoa o RioTotal?

IRENE: Normalmente o convívio tem sido fácil e prazeroso. Só se complica quando a vaidade de alguns se torna possessiva e agressiva, o que muitas vezes nos faz desanimar. Haja tato para expor a alguém que sua matéria não será aproveitada, ou mesmo, apenas, fazer com que certas pessoas entendam que a edição do outro não fora elaborada com mais carinho.

Todas são sempre realizadas com a mesma atenção, o que melhor consigo fazer.

VASQUES: O que é mais fácil (menos desgastante) para você e Luiz: enfrentar os problemas tecnológicos ou o chamado jogo de cintura para lidar com as vaidades do ser humano ?



IRENE: Ah.... preferia ter mil problemas técnicos a qualquer outro. Computadores consertam-se. A fragilidade da alma sempre deixa cicatrizes.

VASQUES: A viabilização do site exige quantas horas de trabalho diário? Quem fica com qual parte (você e Luiz Guedes)?



IRENE: Hoje, para mim, praticamente tudo se resume ao Rio Total. Vou ao consultório pela manhã e, de 14h até às 22h, fico nesta atividade de criação e edição. Quando Luiz chega do trabalho, após termos um tempo de jantar e um pequeno descanso, ele resolve os eventuais problemas e debatemos novas estruturas. Começamos, então, juntos, nova carga horária. Temos dois computadores aqui em casa, então fica mais fácil, um não interrompe o outro. Resumindo: eu fico com o braçal e ele com o criativo, numa perfeita harmonia.

VASQUES:Deixe-nos pelo menos um de seus poemas.

IRENE: Com prazer.Envio aos leitores de IMPRENSA DA ZONA LESTE, o poema PROMESSA A SANTO ANTONIO.

Irene Serra se despede com um beijo e um sorriso inconfundível, o mesmo que está presente semanalmente nas páginas de RIOTOTAL. Os nossos leitores agora sabem que há algo de muito especial e lindo na INTERNET. E aqui está o endereço: www.riototal.com.br





PROMESSA A SANTO ANTÔNIO

Poema de Irene Serra





A porta da capela estava aberta...

Entramos. Um minuto bastaria

para depor a delicada oferta

aos pés de Santo Antônio e de Maria.



Nunca vimos igreja tão deserta!

E, de joelhos, como conviria,

Acendi uma vela, a chama incerta,

junto ao altar pagando o que devia.



Cai meu lenço de seda... Ao levantá-lo,

curvamo-nos os dois... Breve intervalo!

(Longo intervalo! Para que mentir?)



E Santo Antônio, cúmplice, culpado,

foi desviando o rosto para o lado,

fazendo esforço para não sorrir.















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui