Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->< INSPIRAÇÃO X INTUIÇÃO... > -- 11/07/2006 - 03:44 (Valdea Sianna) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INSPIRAÇÃO X INTUIÇÃO são atos ou efeitos direcionando idéias, porém com uma sutil diferença...

INSPIRAÇÃO ato de um direcionamento das idéias e INTUIÇÃO ato de direcionamento de uma idéia.

Para os dicionaristas "INSPIRAÇÃO" é:

Silveira Bueno: é insuflação divina; entusiasmo poético.

Aurélio Buarque: qualquer estímulo ao pensamento ou à atividade criadora; entusiasmo poético; Teol. Moção divina que, segundo a crença cristã, teria dirigido os autores dos livros da Bíblia.

Houaiss: entusiasmo criador.

KOOGAN/HOUAISS: Fig.Conselho, sugestão: agir por inspiração de/ Estado da alma quando influenciada por uma potência sobrenatural: inspiração divina/A força inspiradora; o estro: poeta de grande inspiração/Coisa inspirada:as inspirações do gênio.

Wikipédia, a enciclopédia livre: Inspiração é uma fonte de criatividade.


O que dizem os dicionaristas sobre a "INTUIÇÃO":

Silveira Bueno: Ato de ver; percepção clara, reta, imediata, de verdades sem necessidade da intervenção do raciocínio.

Aurélio Buarque: entre outras, Filos. Contemplação pela qual se atinge em toda a sua plenitude uma verdade de ordem diversa daquelas que se atingem por meio da razão ou do conhecimento discursivo ou analítico. Filos. Apreensão direta, imediata e atual de um objeto na sua realidade individual.

Houaiss: percepção que se adianta ao raciocínio; pressentimento.

KOOGAN/HOUAISS: conhecimento claro, direto, imediato da verdade sem o auxílio do raciocínio/ pressentimento/faculdade de prever, de adivinhar: ter a intuição do futuro.

NADA MAIS JUSTO E EXPLICÁVEL DO QUE OS ASSUNTOS TRATADOS, COM SEUS SIGNIFICADOS, PORÉM, AO MEU VER, SINTO EMOÇÕES ECLODIREM DIFERENCIADAS EM CADA VERBETE, A SABER:

INSPIRAÇÃO ato determinante de idéias...
Eu acrescentaria que é algo intrínseco ao poeta que emana e de certo há um condutor dessa emanação. Eu tenho visto incríveis situações se desenrolarem e adentrarem em um campo minado, por questões de certo modo "fechado" não adquirimos a visão própria de cada ser. Eu sou "poeta". Todos somos poetas da vida, de nossa história e de um caso particular ou não, há a sintonia de uma bela poesia. Porém, quando a inspiração vem sem avisar, ela bate em tons de acordes bem sintonizados, ela reflete o amor puro e verdadeiro do ser. Ela é uma consequência lógica e substancial dinamicamente apropriada, não é mera a sua vibração. Caso eu queira escrever um texto com direção organizada e de antemão sabida à sua sequência, e não me sinta inspirada para fazê-lo eu não consigo conduzir minha idéia, fico numa expectativa lógica e sabedora de conhecimentos para o textual do enredo pretendido, mas sem ação. Cito o meu exemplo, não querendo mudar os fatos, apenas simplificá-lo se posso assim definir esses meus atos.

INTUIÇÃO ato determinante de uma idéia...
Seria uma emanação divina com direcionamento de uma idéia alheia à minha vontade ou conhecimento adquirido previamente por mim. No meu caso as intuições vêm de forma branda, ligeira e sem que eu tenha consciência daquilo que vou escrever; escrevo "alheatoriamente"(*) e quando ao término a idéia está completa, o ato se "aleatório"(*) vem junto com a idéia e não há espaço para coisa nenhuma e nem o que emendar. Não existe a intenção do autor, porque a idéia a ser expressa já vem pronta. É impressionante quando se dá essa emanação.

DIFERENÇAS SUTIS:
Quanto à inspiração ou intuição:
Na INSPIRAÇÃO - Há uma semàntica previamente adquirida e espaços preenchidos são cabíveis de reparos, emendas são feitas constantemente, e sem que eu as perceba, pode ser até prejudicial, porque o assunto exposto muda o seu sentido, conforme desenvolve meus conhecimentos anteriormente explícitos e revistos em cada revisão feita por mim.
Na INTUIÇÃO - como não posso admitir meus conhecimentos, se nem sempre sei o que será escrito ou citado, no contexto há repercussão de uma semàntica sim a ser analisada, mas nem sempre premeditada. Todo assunto inspirado requer de minha parte a imparcialidade do sistema inerente ao meu ser.

ISTO POSTO, SEM REFERÊNCIA IDEOLÓGICA E SEM NENHUMA PARTICULARIDADE DE PRETENSÃO, ASSUMO O EXPOSTO, SENDO DE MINHA PRÓPRIA AUTORIA.


ONTEM, HOJE E SEMPRE NO TEMPO, NO ESPAÇO SIDERAL E NO MUNDO INVISíVEL
"FELIZES DAQUELES QUE NÃO VIRAM E CRERAM", ENSINOU JESUS, AOS SEUS DISCíPULOS".

Valdea Sianna, em 04 de maio de 2006

(*) quer dizer que:
alheatoriamente = que não é nosso = (independente de minha vontade).
aleatório = que depende de conhecimento futuro = (ainda não sabedora da certeza do fato, comprovo que é veraz pela busca de sua existência).
Comentarios
>
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui