Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->... Da ilusão sonolente -- 15/07/2006 - 14:08 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Ontem, sintonizado na RTP2, estive a ver e a ouvir uma daquelas conversinhas em que se mexe e remexe nos fios todos do cabo eléctrico e a luz nunca mais acende.

Desta feita os três habituais convidados distribuíam-se por um negão brasileiro, actor, daqueles que arreganham a taxa para mostrar o marfim todo, uma advogada loira aquarentada, que casou com um português, ambos com 12 anos vividos em solo lusitano, e um daqueles anjinhos barbudos, tipo Zezinho que nunca foi Zequinha e ainda gosta muito de leitinho, incapaz de desbravar a sociologia que estabelece o oscilante traço de união entre basucas e portugas.

Pois, o que é que se esperava? Nenhum deles se atreveu a dizer uma luminosa asneira que sequer de electricidade precisa para fazer alguma claridade.

Não foi mencionado, naturalmente, que por cada patife português o Brasil tem 18. O Brasil, mais do que Portugal, em gente e por cada unidade, tem sempre pelo menos mais 18.

Por aqui, quando vou na rua e se me depara uma portuguesa boa, não tenho dúvida alguma em pensar em 18 brasileiras boazonas, boas-boas até um gajo ir para um sanatório com uma doença irrecuperável nos pulmões.

Também não se tocou no euro e no real, assunto assaz delicado que euforiza qualquer pacato cidadão em face da tremenda realidade.

Outrossim, não se referiu que o povo brasileiro domina mais e melhor a sexualidade. Enquanto uma bundinha no Brasil é um "toma-lá-dá-cá", em Portugal, só uma mexidela de olhos mal mexida pode dar um banzé do caraças.

Abordou-se, por exemplo, a papelada que é necessária para que um brasileiro se justifique em Portugal ou um português se credite no Brasil, espécie de sarilho propositado em que as leis de um lado e do outro, apesar da mesma língua, persistem num imbrogliante desentendimento, espécie de pão recozido que logo que sai do forno já está seco. É que o pão seco alimenta mais e melhor e não se come tanto.

Posto isto, assim que constatei que o programa não interessava ao Menino Jesus, passei o "on" a "off", apaguei a luz e, pasme-se, de imediato tive uma excelente compensação: adormeci e sonhei com uma brasileira boa-boa-boa que me livrou dos habituais pesadelos.

Fomos para as Berlengas e ali, num sono de 5 horas que demorou 20 anos, uns segundos antes de acordar, tinha 18 filhos e 36 netos, uma família linda-linda, todo o mundo brincando ao meu redor. Apre, acordei e tudo se desfez num ápice.

António Torre da Guia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui