Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Alegria! Alegria! -- 27/09/2003 - 18:15 (Christina Cabral) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Alegria!Alegria!
História infantil
(Também para a criança que continua dentro de nós)

Era uma vez uma cidade muito triste. Por que? Porque todo mundo sofria de mau humor. Já cresciam tristes os moradores de lá. Claro, uma criança que chega numa família que não sabe sorrir e nem cantar, cresce triste também. Quando o nenê nascia, o pai olhava e dizia: “Que nariz mais horrível! Tão grandão!” O nenê chorava de susto e já ganhava um nome: “Narigudo das Ventas Chorão”.

Todo mundo, por isso, tinha nome horroroso. O juiz da cidade se chamava Dr. Carantonha do Limão Azedo; o leiteiro, Péssimo Leite Talhado; o padeiro Pão Duro da Massa Mofada, casado com Dona Bolacha Enrugosa da Massa Mofada. Que coisa triste, não?

Na escola, a professora, Dona Carrancuda, fazia a chamada: Zé Tristonho, Maria Chora Chora, Azedinha, Ranheta, Enfarruscado, Linguaruda... Tinha até um menino que vivia xingando e dando pontapés nos outros que se chamava Grossolino Bruto Encrencado.

Mas lá no campo, onde tudo era lindo e alegre, nasceu um menino para um casal de pastores, que vivia feliz, pastorando as suas ovelhas. O menino era tão bonito e trouxe tanta alegria aos pais que recebeu o nome de Amado Amoroso Filho. E o menino foi crescendo alegre e aprendeu a tocar uma flautinha, para distrair as ovelhas e ajudar o pai no pastoreio.

Quando completou sete anos, aconteceu uma coisa assustadora: teve que ir para a escola, na cidade. Pobre Amado!

Para matar a saudade que sentia do campo, o menino levou consigo a sua flautinha. Quando a professora fez a chamada: “Amado Amoroso Filho!”, a classe toda estranhou e olhou para o pastorzinho. Amado disse: “Presente!”. E sorriu para os colégas. Um menino reclamou: “Dona Carrancuda, o Amado me mostrou os dentes! Será que ele morde?”. A professora respondeu: “Não! Amado mora no campo e não conhece a vida dura da cidade, e por isso está sorrindo”.

Uma menina perguntou ao Amado o que era aquilo que ele tinha na mão, e apontou para a flautinha. O pastorzinho disse o que era e começou a tocar. Todos ficaram encantados com a sua musiquinha, tão alegre. Levantaram-se e saíram dançando. Até Dona Carrancuda pegou a barra da saia e saiu rodando e cantando a letra que sabia. Que divertido! Que gostosura!

Das casas vizinhas da escola começou a chegar gente que, admirada, entrava também na folia e cantava e dançava.

A cidade toda ficou sabendo que estava havendo algo estranho na escola, e para lá correram todos, levando paus e pedras para entrar na briga. Só podia ser uma briga!

Mas à medida que as pessoas iam chegando, gostavam da alegria, largavam os paus e as pedras, e entravam na dança.Até Seu Pão Duro dançou com Dona Bolacha, e a chamou de Meu Quindim.

Hoje, a cidade é alegre. Na casa do leiteiro, nasceu um menino que levou o nome Denguinho Gostoso do Papai. Ora vejam só!

Agora, o trabalhão que deu para o juiz da cidade trocar o nome de todo mundo, não está na história. Cada um escolhia o nome mais lindo: Felicidade da Fonte Eterna, Risonha dos Dentes Alvos, Ternura dos Olhos Doces, e até Dona Carrancuda passou a se chamar Gracinha do Meio Estudantil.

Puseram no centro da praça, em frente à escola, uma estátua do pastorzinho Amado Amoroso Filho, tocando a sua flautinha, que tanta alegria havia trazido à cidade.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui