Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUARENTA E QUATRO MILHOES -- 10/01/2003 - 16:35 (Jeovah de Moura Nunes - 1) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Quarenta e quatro milhoes de brasileiros nao sabem se hoje vao comer alguma coisa, antes de deitarem no que chamam de cama.



Se somos l76 milhoes, entao 176 milhoes menos 44 e´ igual a 132 milhoes. Este e´ o numero de pessoas que nao passam fome. Ainda assim muitos vivem mal, porque ganham entre R$200,OO e R$600,OO. Nao todos, mas aproximadamente 60 milhoes. Quarenta milhoes mais ou menos vivem razoavelmente bem, ganhando acima de R$1500,00 e mais trinta milhoes vivem um pouco melhor com uma renda em torno de R$5000,00. Restaram 12 milhoes, os quais vivem como nababos, reis e rainhas de epocas passadas. Vivem num mundo de fantasia em meio a uma miseria absoluta. E o pior: nao se dao conta disso. Parecem insensiveis, ou imunes ao contagio da pobreza alheia.



Tudo isso num pais chamado das maravilhas, abençoado por Deus e bonito por natureza. Tudo isso e´ verdade: moramos num pais maravilhoso. O que nao sao maravilhosos sao os homens que nos governaram ate´ agora. Nossas esperanças estao depositadas no novo presidente, o Lula.



Cada vez que pesquiso a Historia de nosso pais fico perplexo em conhecer tantas miserias humanas. Canudos, por exemplo, foi um holocausto inutil e depravado da indigencia humana. Nao precisava a Republica, do alto de suas corrupçoes, realizar tamanha matança de gente. Milhares foram degolados numa batalha impar registrada na historia mais sangrenta, que podemos contar ao mundo. Depois de Canudos foi a vez do sul realizar o seu "Canudos". No Parana e Santa Catarina deflagrou-se em 1912 a Revolta do Contestado. Tudo baseado tambem na miseria humana, na vilania dos governantes, nas injustiças praticadas contra homens incapazes de pegar em armas. Se o fizeram foi porque chegou-se ao limite da tolerancia e da paciencia dentro do sofrimento dos humildes.



Tambem na Revolta do Contestado, que terminou em 1917, havia os degoladores de gente. Muitos deles degoladores remanescentes do massacre de Canudos. Essas degolas ocorriam covardemente. Levavam os prisioneiros de guerra, (peoes), para um local ermo, de preferencia nas madrugadas e separavam a cabeça do corpo com facoes afiados. Quando a guerra ficou mais acirrada, essas degolas passaram a ser durante o dia e a toda hora. Virou farra sanguinolenta custeada pela Republica.



Vinte mil pessoas morreram na Revolta do Contestado e ninguem naquela epoca ficou sabendo no resto do pais. A imprensa nada noticiava. Era conivente com a Republica corrupta. Aproveitaram a guerra na Europa para encobrir os massacres de gente inocente, as quais lutavam apenas pelos seus direitos, que a Republica tanto proclamou em suas tribunas, em suas leis.



Como alguns paises totalitarios do passado, as vezes e´ melhor que o cidadao nao conheça a historia de seu pais. Caso, por exemplo da Alemanha, da Russia, da Italia, Espanha. As vezes me arrependo de ter pesquisado determinado dado historico do Brasil, o meu pais, o qual nao foi melhor do que os totalitarismos europeus, apesar de se autoproclamar democratico e republicano.



Agora sei porque sentia quando criança nas escolas, de que a Historia mentia. Ficava no ar minha interrogaçao, cuja professorinha nao conseguia responder. A mentira era e e´ muito grande porque a Republica tem muita coisa para esconder do povo brasileiro.



(Jeovah de Moura Nunes)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui