Usina de Letras
Usina de Letras
42 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10385)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5456)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Reflexao dos Tempos -- 17/01/2003 - 03:35 (Marcelino Rodriguez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
REFLEXAO DOS TEMPOS



Parece que o caos econômico global e a desvalorização da vida e da humanidade empurra-nos para uma espécie de espiritualização forçada e doentia. E` o que eu chamaria “desespero dos novos tempos” e “o fim da esperança” como a conhecíamos; ou seja, a utopia de realização que sempre acompanhou a humanidade.

Havia ideais coletivos; fé no futuro; senso de pertencer a uma grande comunidade comum: hippies, pacifistas, socialistas e nacionalistas. Hoje os paradigmas são outros.

O sujeito encontra-se aparentemente só nas suas lutas, desamparado do social, desiludido dos grandes e demorados projetos. Tudo urge.

Quem se atreveria escrever uma epopéia hoje, se a própria existência diária se torna heróica, pois se vive subordinado ao estado, ao mercado tecnológico e a violência?

Seria possível ainda os grandes romances com a banalização do amor e dos fatos? Os grandes indivíduos com a morte das individualidades?

Hoje vive-se de fragmentos. Tribos.

Quem leria os novos potenciais?

O fato e´ que essa busca mística se tornou uma necessidade premente de não se perder a alma nessa contemporaneidade diabólica que aparenta ser cheia de atrativos, mas se a olharmos bem a fundo veremos que e´ o fundo de um poço vazio.

Nosso desafio agora, enquanto espécie, e´ descobrirmos novas formas diárias de sociabilizaçao, comunicabilidade e transcendência, posto que os desafios que surgem nos aponta uma única saída: Deus.

O que queremos dele?

O que ele quer de nós?

Cristo já havia dito que nenhum sinal seria dado senão o sinal de Jonas. Estamos, todos, portanto, espécie e indivíduos, na barriga da Baleia, como o profeta rebelde.

Quando o aparentemente real se torna impossível, o impossível acontece. Logo entraremos na era dos milagres, que vira´ com a revelação de nosso verdadeiro sentido.



13/01/2003



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui