Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->PÃO COM FORMIGAS -- 25/08/2006 - 10:56 (ANTONIO MIRANDA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

(RELÓGIO NÃO MARQUE AS HORAS, de Antonio Miranda. Esta é a 37ª. crónica da série*. São cronicas independentes não obstante formem um sequência, na intenção de uma crónica de viagem contínua...)




37
PÃO COM FORMIGAS



Ao levar o pão à boca, durante o café da manhã, senti que as formigas caminhavam pela minha mão. Eram muitas e eu tentava livrar-me delas roçando na calça, mas elas iam subindo aos poucos entre os cabelos do pulso, entrando por debaixo da manga da camisa. Instintivamente, rocei o pano contra a pele, mas o efeito em nada ajudou a evitar um comichão debaixo do braço, em direção às costas. Não sei se passei ou não a mão pela boca, mas a sensação era de cócegas e desconforto. Com a palma da mão tratei de esfregar o rosto, tentando limpá-lo enquanto sentia um fervilhar no outra mão, que segurava o pão. Corri para o banheiro e abri a torneira e comecei a lavar os braços e o rosto com uma certa agonia. Cuspi formigas com as migalhas de pão que tentara mastigar. Eram tantas! Eu não as via, mas sentia o trilhar de centenas delas pelo meu corpo. O recurso foi despir-me e abrir o chuveiro, com sofreguidão. Já sentia um movimento frenético nas pernas e um desassossego nas virilhas, como se fosse uma dormência súbita e intensa. Rocei com a esponja cada centímetro de meu corpo na busca das minúsculas formigas. Não picavam, apenas se moviam, mas em vão buscava-as a olho nu. Pareciam transparentes, eram quase da cor da pele, apenas podiam ser vistas com muito esforço.

Dentro do pão, alojaram-se em cada oco e em todos os vazios, por todo o tecido, em aglomerados e em fileiras contínuas. Entraram às centenas por todos os espaços e trilhas internas. Tive que buscar os óculos para reconhecê-las. Amareladas, beges, quase da cor da matéria de que estava feito o pão. Ia partindo e encontrando mais e mais formigas no miolo da enorme baguette que compráramos dias atrás. Sobre a ceràmica da cozinha havia uma trilha de formigas em direção à porta da área de serviço, por onde se estendiam milhares e milhares de outras formigas em um movimento contínuo. Tentei matá-las com água fervente e queimei os pedaços de pão com muitas outras formigas alojadas em suas entranhas.
Lavei paredes e o piso da cozinha e da varanda com detergente mas sem a certeza de tê-las exterminado por completo. Ainda sinto uma certa gastura na boca, uma sensação de nojo e a pele guarda a memória de rastros indeléveis.

------------------------------------------------------------
Próxima crónica da série: (38) ORLANDO


Para ler toda a sequência inicie pela crónica (1) VÓO NOTURNO, na seção de cronicas de Antonio Miranda, na Usina de Letras.

Iremos publicando as cronicas que vão constituir uma espécie de romance,
paulatinamente. Semana a semana... o livro impresso já está esgotado...

Sobre a obra e o autor escreveu José Santiago Naud: "A agudeza do observador, riqueza do informe, sopro lírico e sentido apurado do humor armam-no com a matéria e o jeito essenciais do ofício. É capaz de apreender com ternura ou sarcasmo o giro dos acontecimentos e deslizes do humano. Tem estilo, bom senso e bom gosto, poder de síntese e análise assim transmitindo o que vê e o que sente, nos transportes do fato ao relato, para preencher com arte o vazio que um vulgar observador encontraria entre palavras e coisas".

Crónica do livro: Miranda, Antonio. Relógio, não marque as horas: crónica de uma estada em Porto Rico. Brasília: Asefe, 1996. 115 p.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui