Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->À luta por um diploma, para um dos sonhos de Hercilia, -- 17/12/2003 - 14:00 (Agostinho M. da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Querida menina Hercilia,
Parabéns! Parabéns!
Não foi há muito tempo que nos conhecemos. Em uma sala de bate papo, um nick Lia 28 chamou minha atenção.
Era madrugada, talvez 5 horas da manhã; quando ninguém mais havia na sala puxamos um bate papo.
Não tinha vivência e costume de escrever à linguagem dos internautas, e minha escrita fluía corretamente, mas como qualquer papo longo, erros de sintaxe não eram perceptíveis em nós.
Trocamos conhecimentos e fui surpreendido com tanta poesia que vinha de você, que dizia ter 40 anos, mas ao meu ver não tinha mais que 15.
Senti que eu fazia parte de um magnetismo tecnológico, que me envolvia e também a você. Alguma coisa vibrava entre nós, mesmo não podendo ver nossos olhos que viam a mesma coisa um no outro.
Noites e noites se passaram, e sempre estávamos ávidos para nos encontrar. Você escrevia sua história de menina pobre e da luta para estudar. Precisava estudar, mas o tempo e o dinheiro não permitiam.
Veio o casamento e as filhas, depois outra filha que adotou, e o estudo foi esquecido.
O destino mestre em nós deu-me a certeza que algo muito forte me ligava a você, que em minha ilusão, vivia em um balanço tentando atingir as estrelas. Por que lá era o seu lugar!
O mundo, que vivíamos, não era o seu e nem o meu.
Sonhos e muitos sonhos! As filhas, o marido que pra você sempre foi um rei.
A insônia nos dominava e um dia ela contou que o maior sonho era mostrar sua poesia para alguém ler. Sentia muita tristeza por que os seus não apreciavam poesias.
Tinha medo dos erros de português e não ousava mostrar os lindos textos e poemas. Tinha um sonho de um dia se formar em letras para que todos admirassem o que na memória e nas gavetas, guardava o que escrevia na infância e adolescência.
Então você escrevia, e escondia seus sonhos dos olhos de todos, mas com meu interesse e apoio, libertou-se dos receios, e começou a publicar seus textos na Usinas e na Magriça e depois no Expressões.
Quanta alegria de ver um poema publicado nas Expressões&Letras. Foi uma festa em nossos corações por que era um Site em que dava-nos a impressão que para publicar era preciso o texto passar por um júri.
Depois de muito pedir, ela aquiesceu e começou a enviar por e-mail suas pérolas literárias.
Interessei-me pelos escritos e ela queria uma opinião. Como dar opinião se o pouco que sabia de poesia era uma literatura arcaica que ninguém entendia?
Lia poetas lusitanos em uma linguagem que por vezes tinha que recorrer aos dicionários para entender o que escrevia.
Foi engraçado quando uma das filhas da jovem senhora, dentro dos 14 anos; escreveu-me dizendo que era lindo o que escrevia, mas nada entendia do que eu queria dizer.
Fiz até um dicionário para facilitar.
Sem pestanejar, mudei minha forma de escrever! Fui buscar em J.G.de Araújo Jorge, nova forma de falar o amor.
Com esmero cheguei a ponto de ser comparado ao mestre. Mas às vezes diziam que eu copiava textos não publicados do autor.
Não posso negar que por onde andava, usava frases do autor, que atingia o coração da menos atenta.
Não esqueço uma: Como ser poeta se não te conhecia?
Mas na sua poesia, menina Hercilia, aprendi o sentido do amor, a pureza da alma e o perfume das flores. Lembra que aprendi a conversar com as aves e plantas por sua causa?
Aquele sabiá que comia nas minhas mãos, nunca mais apareceu depois que você sumiu por imposição das intrigas, inveja e ciúmes. Lembra que nunca trocávamos um beijo? E por que tantas inverdades?
E na poesia consegui catando o que deixava no ar dos nossos papos, escrever uma maneira simples de dizer o que o meu coração sentia em cada amor, em cada vida que me inspirava.
Se você tinha algo que me deixava preocupado: Sua família, que acabou nos separando após o seu primeiro livro Lia Azul.
Lembra do seu regime? Ria muito da sua preocupação de manter-se esbelta e no chá das folhas daquela fruta roxa, você se entregava, e renunciava ao comer.
Sua beleza impar não precisava do sacrifício. Mas era uma maneira de ser que ninguém lhe afastava.
Cativante na forma de escrever, não escondia nada dos seus sonhos. Das flores que desabrochava em seu jardim, deixava no bate papo todo o perfume das amizades sinceras que alimenta o ser humano fazendo-nos vibrantes e por vezes anormais.
A dor para você não existia e fizeram com que lutasse e atingisse os objetivos sonhados. Mas mantendo uma pureza inigualável, até nos horrores dos bates papos.
Um coração muito amado, mas como você dizia, de uma profunda solidão, mesmo quando cercada dos parentes e amigos.
Não posso esquecer do Orfanato que cuida, e que nessa época do ano corre lojas e procura atender seus meninos e meninas.
Lembra da raia azul quando aprendeu a mergulhar? E quando o amigo morreu no salto de pára-quedas?E os mendigos? E dos animais açoitados e abandonados? E Deus, e o arco-íris?E a natureza tão agredida? A religião espírita que lhe dá essa bondade que é infinita?
São tantos predicados, mas a beleza dos sentimentos ainda existe em você pelos poemas que li recentemente no último livro, mostrando aquela menina que sempre vai existir em você.
Querida! Você não era desse mundo cheio de maldades e ódio. Sua família, os amigos são amados e venerados por você. Acho que pode não ser uma Deusa, mas uma anjo de Deus existe em sua alma..
Essa felicidade que esvai em suas escrita, é envolvente!
E como você espalhou tantos fluidos bons, acredito que os céus no dia que você concretiza um sonho de ser “diplomada em letras” estão em festa. Sua tenacidade e renuncia é digna de louvor.
Parabéns Hercilia, pela realização de um sonho. Solte agora sua literatura sobre nós, e quem sabe breve, não estaremos aplaudindo sua entrada na Academia de Letras?
Espero com ansiedade esse momento glorioso e legítimo!
E da escadaria da fama o mendigo que de você recebeu tantas dádivas poéticas estará com sua bengala aguardando para morrer feliz.
Não esqueça que preciso da sua verve e poesia que espalha sem sentir por onde anda, e no que escreve.
Em minhas orações agradecerei sempre ao Senhor, meu íntimo Deus, ter enviado alguém que me mostrou um mundo repleto de amor.
Quem sabe um dia na eternidade poderemos com tantos amigos festejar esse amor profundo que une as pessoas que ainda sonham, como eu e você?
Escrevendo essa missiva, percebo que seu sentimento criança levou-me a ser infantil na poesia que tento escrever. Dizem que escrevo com o coração, mas esquecem que você ensinou-me a beleza do amor puro, por tudo que existe no céu e na natureza.
Agora com seu sonho realizado, sinto-me frágil. Vou pegar o meu casaco, e comprar uma bengala, para na escadaria que leva a fama, assistir sua subida até a Academia de Letras.
E ao passar, verás o mendigo que cata na sua poesia o amor fraterno, o que hoje tento nas rimas sem o seu brilho, incutir a esperança de um novo mundo em que os homens digam o “Eu te amo” para aquele que um dia recusou um aperto de mão.
Parabéns pela lição de vida que me fez seu fã número um. Sei que é muita pretensão, mas serei sempre um fã ávido para chegar a eternidade ou próximo, e quem sabe no Jardim do Éden com tantos amigos, flores e animais, uníssonos; cantaremos a canção do amor e da fraternidade.
E aqueles famintos de carinho em nosso mundo, lhe dirão: EU TE AMO POETISA HERCILIA ou simplesmente LIA AZUL.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui