Usina de Letras
Usina de Letras
113 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50631)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Pão com Mortadela -- 30/08/2006 - 10:14 (Yanna Barbosa de Aguiar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PÃO COM MORTADELA


Uma das delícias da vida é, sem dúvida, o pão com mortadela, ou "mortandela", ou até mesmo...pão com salame.
O único problema é que durante anos, a mortadela, principalmente quando ainda era salame, foi considerada "comida de pobre" (hoje já fazem mortadela pra rico poder comer).
É esse detalhe que me fez relembrar uma viagem de verão...
Fomos para Boissucanga...litoral norte de São Paulo.
Ao chegarmos partimos direto para as compras, afinal, precisávamos compor nossa cesta básica de verão. Cerveja, refrigerante, pão, salaminho, azeitona, presunto e...mortadela.
Mortadela??? Que horror!!! A maioria se revoltou. Você não vai comprar mortadela, vai?
Ignorei os protestos e parti com meio quilo de mortadela fatiada...daquelas bem gordurosas, aquelas que, segundo as más línguas são feitas daquele jeito...no entanto, como dizem os sábios...quanto maior a ignorància maior a felicidade.
E nada no momento me deixaria mais feliz do que um pão com mortadela.
Guardamos as compras e partimos para a praia. Sol, areia, mar, cerveja...
A fome começou a apertar e chegou nossa hora...cada um se pós a preparar seu almoço, que no momento, diante de nossa variada cesta básica se resumia num lanche.
Dezenas de pão com presunto compunham a mesa.
Eis que jogo na frigideira uma colher de manteiga de leite, passo nela as bandas do pão e jogo duas "fationas" de mortadela no fogo. O cheiro se alastrou pela casa e aqueles pálidos pães com presunto se perderam no odor da mortadela.
De bocas abertas, meus colegas engoliam fatias de presunto com cheiro de mortadela.
Mas não podiam dar o braço a torcer, afinal mortadela era comida de pobre...em Boissucanga...mortadela...nunca!!! Era demais para uma viagem tão "chique".
E o verão se foi... muito mar, muita cerveja, muito sol... e para mim muita mortadela...pena que pro resto, acabou a praia, o sol, a cerveja...ficou apenas na boca de cada um o gosto daquele frio e apático presunto gelado...com cheiro de mortadela.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui