Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ventos soltos -- 19/01/2003 - 12:29 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os anos 60 foram sem dúvida cheios de ventos e tormentas para a política brasileira. Conseqüência direta das disputas entre russos e norte-americanos pelo domínio do planeta. E a tão badalada globalização atingiu os municípios brasileiros independentemente da consciência política das populações. A globalização sempre existiu, apenas em forma menos agressiva, uma vez que as informações eram mais lentas.

Lá em Uruguaiana o pai de um político rondoniense representava a Marinha, fiscalizando os rios de fronteira para evitar contrabando. Era pressionado pelo pessoal do Brizola a perseguir seus inimigos políticos. Não cedeu e foi perseguido pelo governo gaúcho.

Houve o golpe militar de 1964 e aí o homem foi pressionado a praticar os disparates da ditadura. Se recusou e foi perseguido pelos militares pela sua má vontade em ser desumano.

Coisas da política. Após alguns anos as coisas mudam. Apenas as vidas são destruídas, influindo no destino de gerações.

Meu avô era brizolista. Fazia parte de um grupo de onze, um sistema implantado pelos petebistas na época em que Leonel Brizola governava o Rio Grande do Sul. O grupo dos onze era fundamental na divulgação das idéias brizolistas. Funcionava bem.

Estourou o golpe militar e o homem teve que responder muitos inquéritos. Só não foi torturado pelo fato de ser funcionário civil do Exército Brasileiro(não quiseram deixar órfãos os nove filhos), e por contar com a simpatia de muitos amigos militares brizolistas que o protegeram das crueldades praticadas em outras cidades.

Apenas destruíram a carreira do meu avô e impediram que alguns direitos trabalhistas fossem cumpridos. O velho ficou na mira da polícia política durante muitos anos, e claro, sua família pagou o ônus de sua ideologia.

Curiosamente, pouco antes de morrer, recebeu uma homenagem muito bonita do Exército Brasileiro, com ordem do dia assinada por ministro. Foram mais de cinqüenta anos prestados ao Exército. O homem morreu com mais de oitenta, em 1994.

O velho Natalício quase morreu durante o desfile da tropa em sua homenagem. A política é estranha. Mostra apenas que os homens são muito suscetíveis.

Os norte-americanos e russos com suas brigas influenciaram diretamente a vida do marinheiro de Uruguaiana e do mestre-de-obras de Bento Gonçalves.

As decisões tomadas em Moscou e Washington estragaram a vida de muita gente, e vão estragar ainda. Isto é globalização. Mesmo que os caipiras brasileiros não saibam, suas vidas estão prestes a mudar.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui