Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Professor é gente? -- 19/01/2003 - 12:30 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Toda vez que vejo um professor na rua, numa sala de aula, enfrentando problemas como a falta de material adequado, salários mixurucas, alunos indisciplinados, supervisores castradores, diretores que apenas cumprem ordens e secretários de educação interessados em apresentar estatísticas para o governo federal paro para analisar as controvérsias de nossa sociedade.

Os professores têm baixos salários, inventam um monte de atividades complementares para não passar fome, fingem que estão num nível superior sem poder comprar livros e participar de cursos de reciclagem, e para completar ainda são esmagados por pais de alunos que transferem suas responsabilidades de criação num momento em que a instituição família pouco ou nada vale.

Os professores são os responsáveis pela formação de cidadãos, mas o Estado, esta instituição capenga e quase falida no Brasil, esquece de valorizar os profissionais de ensino.

Muitos acreditaram que a presença de Fernando Henrique Cardoso fosse mudar a situação dos mestres, mas o eminente sociólogo e Presidente da República trouxe apenas alguns paliativos e serviu para mostrar a omissão de prefeitos e governadores no processo de ensino, com denúncias de desvios de merenda, verbas para construção de escolas e outras espalhadas pelo país.

Os professores, soldados de infantaria do processo educacional, foram esquecidos, embora hajam alguns cursos para aumentar o nível intelectual de vez em quando, do tipo Prohacap. Mas ninguém se lembrou dos salários.

Os professores ficam torcendo que um aluno mais bem sucedido tenha veículo para pegar carona, ou então disputam os carros dos poucos amigos que possuem um fusquinha 66 para oferecer gentilezas.

Os vales transportes entram e saem da composição de salários, gratificações são colocadas por uns governos e retiradas por outra, fazendo com que os mestres aprendam a caminhar e andar das bicicletas, fedorentos e teimosos no seu ofício de repassar conhecimentos.

Os professores são coisas estranhas, apesar de importantíssimos para a sociedade, por trabalharem sempre contra a maré.

Para os intelectuais parecem figuras de textos de Schopenhauer, se esforçando para não dizer que a vida é sofrimento, para os pais de alunos, os salvadores da humanidade. Para os governantes uma massa de reprodução do sistema dominante, e para outros, mais atrevidos e menos cultos, um grupo de quem se pergunta: "é gente"?











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui