Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Amigos do povo -- 19/01/2003 - 13:39 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


No último período eleitoral tive a oportunidade de entrevistar mais de 50 candidatos a vereador, e alguns foram interessantes; outros, sinceramente, não sei por quê acharam que tinham alguma chance de colaborar com a sociedade, tal o grau de descompromisso apresentado em poucos minutos de conversa.

Dois dos indivíduos despertaram até minha ira, pela falta de entrosamento com o meio social em que vivemos, especificamente a cidade de Porto Velho. Para dizer a verdade, eles não serviam para atuar em nenhuma cidade deste país, tal o grau de ignorância sobre o que é legislar para as massas.

Engano se o leitor julga que os dois eram semi-analfabetos. Os indivíduos eram portadores de diplomas.

Apenas não entendiam como alguém pode ser pobre ou se conformar com a pobreza, desconhecendo o fato que a sociedade é toda dirigida para que apenas uma minoria , à qual pertencem, tenha um padrão de vida elevado.

Não se trata apenas de sedimentação dos conceitos de Lamarck ou Darwin, onde muitos buscam a explicação para a evolução social. Isto não serve como base de apoio numa sociedade mais complexa, como é o caso da humanidade.

Temos tantas variáveis envolvidas no processo que seria até difícil enumerá-las sem causar cansaço.

Percebemos que indivíduos que trabalham com pessoas de todos os níveis sociais não conseguem ter o mínimo de sensibilidade para entender o processo político que se desenha em seu redor.

Quando temos um político que emerge de classes econômicas inferiores e delas se distancia é até compreensível. Quando um político oriundo das classes mais abastadas prefere a união com populares idem.

Mas um indivíduo repetir a insana frase atribuída a Maria Antonieta durante a eclosão do movimento rebelde do século 18 é inadmissível nos tempos atuais.

Antonieta teria dito que os pobres revoltados pela falta de farinha de trigo deveriam parar de comer pães e optar pelos brioches, segundo historiadores maldosos. Guilhotinada ou fuzilada na França, pagou o preço da bravata.

Eu prefiro manter o anonimato dos envolvidos, por questão de ética. Eles têm uma utilidade social, apesar de tudo.

Mesmo sem saber por quê, eles concorreram pensando que tinham chances, com toda aquela arrogância. E o que é muito bom para toda a sociedade local, ganharam. A experiência da rejeição popular.

Ouvi dizer que um deles estava concorrendo de novo, a pai mais querido do Estado. Parece que leva o voto de seu filho único. O outro concorre também a marido que tem a esposa mais fiel de Rondônia. Merece o título.

Eleições justas. A sociedade não terá nada a perder. Tem até gente comemorando antecipadamente.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui