Usina de Letras
Usina de Letras
246 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Filosofias do Martinho - Crónica 5 -- 02/09/2006 - 20:39 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Para contar todas as peripécias, amores e desamores do Sargento de Milícias Martinho José Ferreira seriam necessários muitos livros. Seriam folhas não lidas, mas degustadas como se fossem gostosos bombons. Se estivéssemos lendo na cama, o sono tardaria a chegar. Se estivéssemos no avião, a viagem se tornaria muito, muito rápida. "De avião é daqui pra ali, pela estrada é de lá pra cá".
Se eu moro no sertão e me mudo para a cidade eu tenho que me adaptar. Não esqueço minhas raízes, mas sem querer modifico o meu modo de vestir, meu sotaque, minhas diversões. Tudo muda na minha vida, pois tudo à minha volta é diferente. O Sargento vira sambista. O compositor do Boca do Mato vira dono de botequim. Pensando alto ele fala: "Deixei meu lugar para me cariocar".
Ele, nessa carioquice conquistou muitos amores. Todos lhe deram prazer e carinho. Morou com elas e dentro delas. Acredito que ele está enganado quando diz: "Dentro de alguém ninguém mora".
Quando há um amor verdadeiro a gente não paga aluguel. Mora dentro dela e ela dentro da gente. Não pagamos aluguel quando amamos e somos correspondidos. Quando ela tem outro amor, não nos vê. Coitados de nós. Não há dinheiro que a compre, por isso no ritmo do samba, cantemos: "Dinheiro, pra que dinheiro? Se ela não me dá bola".
Ela passa, toda cheia de graça, rebolando e insinuando toda a sensualidade. Linda e com um olhar sorrateiro, dizendo para si: "Não sou para o seu bico" e então eu fico falando sozinho: "Distraidamente distraído".
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 282 vezesFale com o autor