Usina de Letras
Usina de Letras
103 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->A PRIMEIRA CALÇA COMPRIDA DE BERTIM -- 06/09/2010 - 20:39 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Seu Antônio teve 14 filhos: onze mulheres e três homens nascidos de um só matrimônio. Bertim era o caçula dos homens.

O pai orgulhoso,vaticinou: “Meu filho vai ser bancário”.

O pequeno príncipe cresceu, cresceu abaixo da média para sua idade. Tinha onze janeiros quando vestiu sua primeira calça comprida e já morava em Picos. Era o ano de mil novecentos e sessenta e seis.

As irmãs mais velhas, que não eram poucas, pelo menos meia dúzia delas zombavam: "lá vem o mosquito de calça comprida... lá vem o mosquito de calça comprida... agora está pronto pra ser o marido. Zorão, zorão, zorão zorão...” e dava música e dava raiva e dava briga...

Naquele dia, o menino dormiu entronado em sua gabardina verde e nunca mais fez xixi nas calças.


COMENTÁRIOS:

Dalva da Trindade S Oliveira (Recanto das Letras)
Muito bom ler o que você escreve, caro Adalberto. Leve, bem humorado e bem retratado um cotidiano que já vi na minha infância. Aplausos nunca são demais pra você. Para o texto: A PRIMEIRA CALÇA COMPRIDA ...


ADALBERTO: ADOREI O SEU MINI CONTO, ME FEZ LEMBRAR A INFANCIA DO MEU IRMÃO, QUE TAMBÉM SOFREU NAS NOSSAS MÃOS, 5 IRMÃS.MUITO BOM ABS.

SANDRA.(verdades e mentiras • Uruguai • 7/9/2010 20:59 Portal Literal)


Adalberto: a primeira calça comprida nenhum menino esquece, é como o primeiro beijo roubado no pátio da escola... Solange Gomes (Portal Literal)!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui