Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Datas hipócritas -- 20/01/2003 - 11:59 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Esta história de datas comemorativas é um pouco estranha, sempre tem cheiro de hipocrisia.

A Páscoa, legítima festa dos judeus para comemorar o fim da escravidão sob o jugo egípcio, virou festa de chocolate.

O Natal, que deveria celebrar o nascimento de um homem com idéias libertárias, virou obrigação de entrar no sistema de consumo, que é uma forma de escravidão de massa.

O resto todo acompanha. Dia do trabalhador, 1º de maio. Não há o que comemorar. Estão querendo retirar todos os direitos dos trabalhadores brasileiros. É um bom começo. A burguesia ansiosa está acenando com os primeiros passos para que uma revolução tome conta das fábricas, escritórios, repartições públicas e quartéis. Ninguém vai conseguir tolerar tanto espólio e finalmente a ganância capitalista vai trazer o remédio mais amargo, a revolução espontânea e desorganizada, que espalha sangue, saque e desgraças. Tudo por que não querem dividir as rendas, apenas diminuir o número de indivíduos em condições de usufruir bens e serviços.

Os saques de vez em quando acontecem, mas a mídia não conta para preservar a imagem de sucesso dos governos.

Durante o governo Sarney foram dezenas ou centenas, ninguém sabe ao certo. Do nordeste até São Paulo.

A fome faz perder o juízo, a vontade de obedecer e dá coragem de enfrentar qualquer polícia.

Os dirigentes e os ladrões de verbas não sabem disso. Estudam para dominar a sociedade e se tornam burros.

Chega de falar em trabalhadores. Temos a bela data do dia das mães. A minha nunca entendeu que me recusei a comprar um cartão comercial, pois todos os dias lhe dava pelo menos um beijo e demonstrava o meu afeto.

Meus pais acharam que eu fui desnaturado. Demonstrei racionalmente que eles estavam sendo usados pela mídia a serviço das grandes lojas, para fomentar uma onda de consumo, garantindo o lucro extra de bancos e financiadores de bagulhos.

Disseram que entendiam meu posicionamento, mas cobraram o cartão e o presente do mesmo jeito.

Não entenderam nada. Assumiram seu lugar de peões no grande tabuleiro capitalista. Eu não.

Esqueçam as mães, temos a libertação dos escravos, tão bonita. A sociedade capitalista em busca de novos consumidores pediu para libertar negros, a fim de que trabalhassem, comprassem, e ficassem idiotas igual aos brancos.

Que beleza. Sem a menor condição. Cito o sambista Carlinhos Maracanã, oportuno em afirmar que quem estava no tronco gostou, mas foi apenas um paliativo. Passaram a apanhar do sistema, racista e excludente.

Datas hipócritas, todas amontoadas. E ainda tem um monte pela frente.

Rancor? Não, sou proletário, operário de letras. Substituíram o tronco pela legislação trabalhista, frouxa, e ao invés de homenagear a minha mãe, que inclusive já é morta, prefiro tentar descobrir quanto cobra a mãe de um burguês por uma rapidinha. Proletário e mal educado, além de iconoclasta, diria um velho professor.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui