Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Guerreiros vermelhos -- 20/01/2003 - 12:49 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Todos os discordantes podem acusar os comunistas do PCdoB de teimosos, mas ninguém pode negar que são guerreiros. No sentido literal da palavra para quem quiser assim interpretar. Mas acima de tudo no sentido de manter a ideologia, que é um grande diferencial em relação a maioria dos partidos políticos brasileiros, que muitas vezes se moldam conforme a conquista do poder e assumem carapaças que os distanciam de seus princípios filosóficos.

O PCdoB completa no dia 25 de março 80 anos. De luta e resistência contra o sistema capitalista, contra os regimes fascistóides da América Latina e contra o sistema quase inerte de movimentação política do Brasil.

Os comunas, vermelhos ou outras denominações que receberam ao longo da história conseguiram manter uma base, ainda que distante do poder, por serem em maioria proletários e intelectuais sem vocação para o mercantilismo barato que norteia a política.

O partido consegue manter 300 mil filiados atualmente, com um vereador em Rondônia. Parece pouco, mas conseguiu mais do alguns partidos de direita, que sempre tem dinheiro em caixa e padrinhos poderosos.

É, os comunas sempre conseguiram manter seu espírito de mudança, enfrentando ditaduras fortes como a de Getúlio Vargas, as democracias fracas de outros tantos, e a pesada ditadura militar, que em determinado momento resolveu eliminar vozes discordantes com a exclusão física, em outras palavras, o assassinato de militantes das agremiações políticas de oposição.

Os comunistas, embora em menor número do que os militantes de outros partidos, continuam querendo justiça social, sociedade mais equilibrada, e modelo econômico que possibilite aos capitalistas e proletários um relacionamento decente.

É, ninguém chega aos oitenta anos se não tiver perseverança. Talvez seja esta a razão porque os vermelhos, socialistas, comunas, tenham tanta fé no seu credo de sociedade justa. Talvez seja um exemplo a ser seguido por outras siglas. Parabéns pela fé na justiça social, ainda que pareça uma utopia.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui