Usina de Letras
Usina de Letras
84 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13266)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6197)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A madame -- 14/09/2006 - 14:45 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A MADAME


Fernando Zocca


"Sai ziquizira!" (Exortação atribuída ao Brade Fish quando soube que a Madame daria seu apoio cultural ao E.C. 7,5 de Novembro)


Ela pretendia ter bom gosto, influenciar os costumes exaltando o esnobismo, e proteger os cantadores de viola da cidade. Tornou-se amante do Jarbas, o caquético careca, e dessa união nasceu um rebento.
A Madame, como era conhecida em Tupinambicas das Linhas tinha sido educada com algum esmero.
Seu pai queria que ela se casasse com alguém muito rico. Ela adorava os circunlóquios, acepipes e a coscuvilhice.
A mocréia antiga fez amizades com pessoas influentes na cidade e dessa forma ajudou empregar inúmeros apaniguados na prefeitura.
Depois de suas ligações perigosas terem sido configuradas junto ao amado amante, detentor do poder no executivo, lá no povoado mais conhecido do Brasil, a Madame passou a distribuir inúmeros favores. Iniciou-se então um longo período de privilégios e abusos.
Porém os palpites que ela dava sugerindo coligações políticas sempre foram um desastre. Apesar disso tudo, ela incentivava construtores de bonecos, artesãos e pintores primitivos.
Seu desejo de influir na sociedade tupinambiquence era tão forte que sentiu-se inspirada a fundar um pasquim denominado O Diário de Tupinambicas das Linhas.
Todos os cidadãos, apoiados por ela e seu jornaleco, que conseguiram ocupar cargos diretivos, de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde, foram flagrados cometendo crimes contra o povo.
Até o time da cidade o Esporte Clube 7,5 de Novembro depois que recebeu o apoio dela, teve o planeta regente do seu signo zodiacal rebaixado. Essa madame era a maior pé frio do planeta. "Um asco" na explicação do E. Mail.
Ela desejava representar tudo que lembrasse fineza e bom gosto. Era afetada, ou como diriam os caboclos mais simples: "É a muié mai farsa que a cidade já viu."
A Madame queria que só os fidalgos e nobres tivessem algum tipo de evidência na mídia da urbe. E essa sua disposição era notada nos textos do jornaleco comandado por ela. "Um entojo!" teria dito Antoninha definindo a mocréia antiga.
Van Grogue afirmara certa ocasião lá no botequim referindo-se a ela: "De longe parece uma lesma reumática."
Todos sabiam que a Madame dava o maior apoio à seita maligna do pavão-bem-louco. Sabiam também que quando embriagada, com licor de cacau, ela confundia semente com cê mente?
Não se enganaria quem concluísse ser desejo oculto da baranga velha, esnobe e aristocrática, a manutenção perene em Tupinambicas das Linhas, do regime vigente na França antes de 1789.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui