Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Deixemos o novo entrar em nossas vidas! -- 18/09/2006 - 14:38 (Santuza Abras) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Deixemos o novo entrar em nossas vidas!
Santuza Abras Fevereiro/2006

Leio num oráculo do I Ching*:
"Para que o novo possa entrar, precisamos remover tudo o que já se tornou superado."

Começo a pensar no ano que passou. 2005.
Passou tão rápido, não?
Como 2004, 2003, 2002, 2001, 2000 passaram. Como 2006 e os anos subsequentes passarão.Cada vez mais rápido.Não dá tempo nem de esquecer o que demos de presente de Natal no ano anterior (antes dava).

Nós,pobres mortais, na intolerável correria cotidiana não paramos para pensar que o mundo continua girando, as flores continuam nascendo, a chuva continua caindo, os animais continuam procriando, apesar do que pensamos sobre isso ou não. Como somos tolos ao acreditarmos na nossa onipotência.Com isso deixamos de visitar os amigos, fazer uma ligação ou mesmo escrever uma carta ou passar um e-mail.Depois, se algo lhes acontece vem o arrependimento...

Fico observando os noticiários. Só notícias ruins: crimes, assaltos, sequestros, mensalões, desvio de dinheiro público, terremotos, gripe aviária, dengue hemorrágica, enchentes, desastres e por aí vai.

Volto ao I Ching. Como ter melhor qualidade de vida? Como usufruir de momentos felizes ao invés de passar a vida correndo atrás da felicidade? Como remover o superado?
Somos seres tão apegados. Dizemos tudo no possessivo: meu filho, meu aluno, meu carro, minha prima, minha faculdade, meus professores, meus colegas, meu escaninho...tudo é nosso!

Ao aproveitar uns dias de folga pus-me a fazer arrumações nas gavetas e armários, fato antes corriqueiro em meus janeiros, mas que hoje é quase impossível de ser feito com tempo e zelo.Para falar a verdade até limpar carne, limpei. Estava com saudades...

Quantas lembranças agradáveis (desagradáveis também...). Os bilhetinhos dos filhos pequenos, cartões de ex-alunos, de colegas e de amigos fiéis, cartões de visita (quantos colecionei, Meu Deus), receitas as mais variadas (se viver 100 anos não dou conta de fazer a metade ),jornais Pedagogia Informa (sorte do Prof.Tomaz quando precisa de exemplar antigo...), trabalhos de alunos e avaliações do meu desempenho (as lágrimas brotam ao lembrar de cada rosto) enfim...Muitas lembranças. Sinto ímpeto de jogar muita coisa fora. No que diz respeito a textos já não me importo tanto. Tenho-os arquivados em CD ou no próprio computador. Mas retratos, poemas, bilhetes e outros alimentos que fazem bem à alma, não jogo fora não!Torno a guardar em pequenas caixas e latas, mania que herdei da Vovó Maria, minha avó materna e madrinha.
Coisas que me fizeram sofrer, descarto. Choro ao recordar e depois jogo no lixo.

Por isso peço licença para um pequeno ajuste na afirmação do I Ching:
"Para que o novo possa entrar, precisamos remover quase tudo o que já se tornou superado."
Afinal, muita coisa considerada superada bem que poderia voltar à moda. Por exemplo: dizer obrigado, dar um sorriso, cumprimentar as pessoas mesmo sem conhecê-las, reconhecer nossos erros e ter a humildade de pedir desculpas, dar um abraço apertado,ouvir com sensibilidade, atravessar a rua para cumprimentar um amigo e outros pequenos atos que fazem, na nossa vida corrida, toda a diferença.
Que todos possamos fazer essas faxinas energéticas para que tenhamos um ano de 2006 cheio de realizações e muita saúde física, mental e emocional.

Deixemos o novo entrar em nossas vidas!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui