Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50615)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TV BRASILEIRA: UM SHOW DE IMORALIDADE -- 23/01/2003 - 11:24 (Fábio dos Santos Cezar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


É impossível não observar o quanto a evolução tecnológica, culminada hoje com o advento da Internet, tem modificado muitas das práticas socias. A informação, através dos meios de comunicação em massa, cada vez mas rápidos e simultâneos aos fatos, pode fazer com que modismos e opiniões se proliferem ou transformem-se em questão de segundos.



Essa necessidade de rapidez na divulgação de informações é perfeitamente justificável quanto óbvia, tendo em vista os diversos assuntos críticos de nossos tempos conturbados. Contudo, a esmagadora maioria das emissoras de TV e radiodifusão se negam a prestar seus serviços a essa finalidade principal da mídia, que seria informar.



Na briga pela conquista do maior número de audiência entre as grandes redes, vale tudo para seduzir telespectadores e ouvintes. Em consequência disso, inevitavelmente, a qualidade do teor transmitido é absurdamente posta a segundo plano, aflingindo inclusive os códigos de conduta para o conteúdo exibido. Basta que o aparelho de TV, por exemplo, esteja ligado durante a tarde - período o qual crianças e adolescentes estão mais expostos a programação exibida - para que se perceba o show de baixarias e promiscuidade.



Já não bastasse a exibição de filmes com excessivas e desnecessárias cenas de libertinagem e consumo desenfreado de drogas entre adolescentes como padrões de comportamento, as telenovelas vem repetindo tudo isso e um pouco mais, em doses diárias e gratuitas de desrespeito e imoralidade.



As personagens inseridas nos enredos vazios e clichês destas tramas, por sua vez, formam uma vasta galeria de tipos violentos, adúlteros, viciados e disseminadores de não-valores dos mais variados. Personagens que não se constrangem em trair, pois só mostram-se interessados nas vantagens materiais que o relacionamento extra-conjugal lhes proporciona.



O perigo surge justamente nestes modelos de personalidades propostos às novas gerações, que passam a definir as personagens como ideais de comportamento.



Na iniciativa de alguns órgãos em reprimir estas manifestações de baixíssimo nível, as emissoras se defendem com argumentos cínicos de que, com a censura, a liberdade de imprenssa e de criação artística estariam sendo atingidos. Mas será que proteger a moral, com base em preceitos éticos e culturais, pode ser considerado censura?



Enquanto telespectadores brasileiros são obrigados a assistir aos programas da TV imoral, países europeus estabelecem códigos de conduta para o conteúdo exibido, com base e amparo legal.



À nós, resta aceitar e assistirmos calados a estas sessões de pornografia, violência e vulgaridade, constrangidos com a presença de nossos filhos ao lado na poltrona, aplaudindo os vícios e mazelas de uma sociedade que se afirma em sua própria decadência.



Fábio Cezar

fabioscezar@yahoo.com.br



------------



Fábio dos Santos Cezar é professor, músico e poeta, vivendo atualmente na cidade do Rio de Janeiro.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui