Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A Crónica e Eu -- 26/09/2006 - 00:03 (Edgard Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Crónica e Eu



O que vem a ser, na verdade, uma crónica? Meu espírito se inquieta ante a necessidade de transpor para o papel o que capta minha observação e, minha alma, inocente e solitária, não consegue encontrar respostas a tantas dúvidas. Incapaz de descobrir sozinho a chave do dilema, pretendo dividir com os meus leitores esta árdua mas gratificante tarefa de desvendar alguns dos enigmas que o contato com a realidade impõe ao nosso cotidiano. Sondando o trabalho de alguns adeptos desta riquíssima forma de narrativa que vem a ser a crónica, comecei, sem que disso me apercebesse, a cultivar uma paixão que, insidiosamente, me arrebatou por completo. Acostumado à obra de ficção, passando pela poesia, após incursões em alguns trabalhos de cunho didático, começo a ver na crónica a oportunidade de abrir o coração para as coisas do mundo, analisá-las e opinar sobre elas. Longe da crítica pura e simples, o que mais quero é sugerir sem malbaratar, discordar sem humilhar e contribuir, acrescentando.
O mundo está carente. É o que percebo quando tento por em prática um décimo da psicologia que herdei daqueles que me geraram e que não viram sacrifício em colocar-me no caminho do bem. Difícil é não ser saudosista quando se olha para trás e se descobre amado. É onde a gratidão não cabe dentro do peito. Saber-se feliz por ter conhecido o amor. Acho que acabei de encontrar a melhor definição para aquela indagação inicial. Sinónimo de crónica é vida. Não importam os conceitos literários. Pegando ou não na caneta, cada qual escreve o que viveu, seja no papel, com tinta ou no dia a dia, com amor. Amo escrever. Sinto no sangue o culminar da verve. A paixão por essa coisa mágica e cativante que vem a ser a literatura me acompanha e me faz feliz. Gosto de expressar em palavras escritas o que outros fazem de forma distinta. Não importa, cada ser é o artífice da própria criação. Pode haver vida ou não na crónica, mas nunca cessará de existir crónica na vida de todo e qualquer ser humano.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui