Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50668)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->OS SONHOS DE DOMINGOS SÃO FEITOS DE DESPERTARES -- 26/02/2011 - 20:15 (Ilário Iéteka) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
OS SONHOS DE DOMINGOS SÃO FEITOS DE DESPERTARES

Dia 21 de março de 1986, deixei minha terra natal, Paranaguá, cidade do litoral paranaense, com destino a São José dos Pinhais próximo da capital Curitiba. Jamais esquecerei desta data tão especial para meu destino, casado, dois filhos, desempregado, aluguel, um início desesperador. Família humilde, com pouco dinheiro no bolso, mas a fé renovava a esperança.
O desconhecido assustava-me, nada era familiar, então fui procurar o primeiro emprego. Não poderia decepcionar a minha família. Fui em várias empresas, percebi que não era fácil como pensava. Os serviços estavam escassos mas não desisti. Eu tinha o segundo grau completo e tive facilidade de ser contratado pela Tribuna do Paraná.
Um começo cheio de surpresas para um Parnanguara. Eu iniciava uma nova escalada na minha vida. Satisfeito, orgulhoso, estava empregado, alegria total. Lutei sem descanso, queria ver minha família feliz. Só que o destino começou a desmoronar no meu lar. As dificuldades começaram a surgir, brigas e mais brigas, de repente uma convivência de 17 anos, acabou em separação, restou-me dois filhos desta união, que sempre foram meu orgulho.
Um lar desfeito é terrível, dor e sofrimento parecem que jamais iram acabar, parecem cicatrizes que abriam a cada lembrança mas sobrevivi em mais um teste da vida. De repente, um novo relacionamento veio a calhar, casei novamente, mudei de emprego, com o pensamento contínuo no aperfeiçoamento de dias melhores, mas nada dava certo, tudo parecia estar contra mim. O sofrimento continuou a castigar-me. Meu sonho não se realizava, uma luta árdua, não desisti porque sempre tive a expectativa de vencer.
Eu optei ir para uma nova firma, na qual trabalho há oito anos, a Empresa Viação Cidade Sorriso Ltda. Eu gosto do que faço, sinto-me feliz, sou cobrador no tubo, ponto de ônibus bi-articulado Linha Circular Sul, chamado Antero de Quental há seis anos.
Quem escreve um pouco de minha vida nessas pequenas ladas é um passageiro assíduo, de três a quatro vezes por semana que utiliza o ônibus. A partir daqui são seus pensamentos em relação à amizade que já consolidamos.
Domingos, eu tenho observado como você é trabalhador, sua dedicação, como age com o povão. Conheço dezenas de cobradores, mas seu estilo parece ser único. Como sou detalhista, gosto de observar as pessoas. Sua atitude e dinamismo demonstram um expert comunicador, faz amigos com facilidade. Todos os dias são oferecidos muitos – Bom dia! - ou - Boa Tarde! – a todos sem descriminação. É muito cuidadoso com as crianças, auxilia as senhoras que estão com carrinho de bebês. Com os idosos vem o carinho especial, sempre alertando para terem cuidado com a plataforma de embarque, avisando do perigo que existe ao fechar das portas.
Interessante é sua capacidade de lidar com os passageiros espertinhos, aqueles que gostam de ludibriar as catracas. Com Domingos não tem lero-lero, sua explicação é clara e objetivada a não ofender as pessoas e com esse jeito contorna todas as situações:
_ Amigo, eu não posso deixar você ludibriar sobre o pagamento, entenda que no meio desta gente pode estar um fiscal disfarçado, de olho em nós que somos funcionários. Não quero perder o meu emprego, se eu facilitar as coisas para você, amanhã quem vai estar sem dinheiro e desempregado sou eu.
Domingos não cede é firme no seu semblante. Respeitador, brincalhão, alto astral, conhece todos os passageiros do lugar, é admirado por todos, por fazer amigos. Até os ladrões deixam de assaltar seu tubo. Em todos esses anos que ele trabalha aqui próximo de casa, fiquei sabendo que sofreu apenas dois assaltos os quais assustaram-lhe muito devido à possibilidade de armas de fogo, agressões contra sua vida e de seus passageiros. É dedicado não gosta de faltar ao serviço. Até esquecemos que ele tem direito ao descanso, com suas folgas trabalhistas e perguntamos ao substituto:
_ Sr Domingos não veio hoje?
O cobrador responde:
- Hoje é seu dia de folga!..

Quando nosso amigo cobrador entra em férias, sentimos sua falta. Quando retorna de seu descanso merecido é só alegria, seu astral contagia a todos, bom dia Fulano, boa tarde Beltrano, ele tem um dom especial para tratar seus passageiros. Um cara humilde, não vive queixando-se nem lastimando da sorte. Em um dia desses perguntei:
- Sr Domingos, aonde o senhor mora, em que bairro fica sua residência?
Respondeu-me com entusiasmo, parecia que ia dizer - é aqui perto -, mas com seu jeito brincalhão foi logo dizendo:
_ No bairro Afonso Pena, conhece?
_ É claro!

Domingos começou a rir e afirmou que não era por ali mas sim um pouquinho adiante e contou sua rotina:
_ Só para você ter uma idéia da distância, saio de casa as 9:30 horas para estar no meu local de trabalho as 12:00. Utilizo cinco ônibus neste percurso.
Eu com uma pergunta indiscreta:
- Você não cansa?
Prontamente respondeu-me:
_ Sabe amigo que estou acostumado com este vai e vem. A dificuldade maior é quando há um entrevero no horário dos ônibus, no retorno ao lar. Daí o bicho pega, caso eu perca o último que saí do Afonso Pena as 20:10 horas. Fico totalmente perdido!! Daí?? Só resta fazer uma pequena caminhada de apenas 17 km para descansar em meu lar.

Automaticamente eu pensei que o homem estava brincando comigo, somente podia ser gozação dele, falei:
- Você está falando sério?
_ É claro, tudo é verdade. Lógico que é raro acontecer, mas já fiz esta bela caminhada meia dúzias de vezes. Com tempo bom até que não é mal, o problema é quando está chovendo, o sapato fica pesando quase um quilo, a roupa encharcada, cansado, não há luz porque na noite fica um breu, o medo de ser assaltado é constante. Sei que Deus cuida de mim...
Eu interrompi sua conversa perguntando se ele tem um sonho na vida. Domingos me disse todo eufórico:
_ Desde criança, desejo me especializar em filmagens, talvez fazer um curso. Não vou desistir disso também. Eu continuarei sonhando, um dia quem sabe acontecerá um milagre pelos céus.
Aquelas palavras eram emocionantes, com tão pouco, sua felicidade estaria completa. Como cita Vicent Van Gogh “Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações.”
Sabendo de todas realizações de Domingos, eu falei:
_ Amigo não desista jamais, continue lutando, sonhando. Este é o verdadeiro alimento da vida, que nos sustenta, nos dá sabedoria para achar o caminho certo para nossa maior realização pessoal. Tenho certeza que com a sua esperança, você entende que a vitória pertence ao perseverante e você triunfará com a Glória de Deus!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui