Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Capacete de mulher -- 25/01/2003 - 21:46 (Eleuza de Morais) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CAPACETE DE MULHER.



Hoje ao passar por uma obra, olhei os operários de capacete. Achei legal, eles estavam se protegendo. Alguns estavam em andaimes mais ou menos altos, o que sempre é meio perigoso. Nos diversos trabalhos que existem, às vezes é necessário usar algum tipo de proteção. As pessoas que trabalham na saúde usam luvas,máscaras,gorros, também como defesa, só que não contra quedas e sim contra seres invisíveis, os micróbios.

Mais tarde falei com uma mulher e ela estava usando um capacete apertado, embora invisível: um tipo de capacete de mulher. Este não defende de nada, foi passado de mãe pra filha, de geração a geração. Aquele que dá satisfação para a sociedade. Talvez também proteja um pouco do perigo da solidão. "Antes mal acompanhada do que só". Ela se queixava que era horrível viver seu casamento,mas o que fazer, precisava mantê-lo.

Esse encontro casual e seus comentários, mexeram comigo. Preciso drenar para fora de mim essa emoção, e todas as conjecturas que circulam por minha mente após o nosso diálogo.

Fiquei pensando como nós mulheres usamos capacetes invisíveis, que nos oprimem a cabeça e não nos ajudam em nada.E o pior é que nós mesmos deixamos que eles permaneçam.

Um deles é o capacete preconceito de idade. Onde se viu mulher com mais de 60 anos de cabelos compridos? Não, não pode, não deve. Envelhece, é a opinião da cabelereira, passe numa para ver a pressão. O legal é bem curtinho, com a nuca de fora. Assim é bom para o salão de beleza, tem que ir sem falta todo mês. E se branqueou, corre lá a pintar, mesmo que logo a seguir fique duro, espetado, de vários tons, não importa, feio mesmo é ser natural, branco. Branco para os homens fica bonito, charmoso, mas para as mulheres não ! Então, vamos usar o capacete de idosa, quem se atreve a mudar isso?

Bem mas esta história estética é de somenos importância. Pior são os capacetes invisíveis de escrava. Falando nisso, estamos em maio, o mês que a Princesa Isabel libertou os escravos. Só podia mesmo ser uma mulher a fazer isso. No entanto, embora as mulheres tenham tanta sensibilidade ao sofrimento alheio, na maioria das vezes não tem em relação ao seu próprio.

Muitas se anulam e bastante, por exemplo as que usam o capacete de dona de casa: fazer janta após um dia estafante de trabalho, enquanto o marido gordo descansa no sofá, levantar de madrugada para fazer mamadeira e embalar o nenê enquanto o marido dorme, fazer outro lanche para o filhinho adolescente enquanto ele lê revistinhas ou mexe no computador,lavar a roupa de todos da casa, pois os filhos e maridinho não sabem lavar uma meia, ir no supermercado carregar pilhas de compras e enfrentar trânsito pesado, chegar em casa descarregar tudo e guardar, pois a família está ocupada em outras coisinhas mais leves ou descansando, fazer comida aos domingos e feriados para economizar restaurante do bolso de todos enquanto eles dormem até o meio dia, passar as camisas porque eles não sabem (coitadinhos) ir ao banco enfrentar filas enormes, porque ninguém pode ir pagar as contas, varrer a casa, passar roupa,molhar as plantas e etc, etc . Cada casa é um caso.



Ah, dirão alguns, que assunto chato esse, não tem importância alguma. No dia das mães a gente dá um presentinho pra ela e pronto. Quem sabe uns panos de pratos novos? Ou um liquidificador novo? Ou conserta a máquina de lavar que está estragada ha tempos? Ou uma caixa de bombons que ela vai distribuir conosco e é bem baratinha? Ou a loja de 1,99 lá tem tanta coisa de plástico, colorida. E ela não é exigente...



A mulher que encontrei é uma mulher normal, comum, amiga desde 1990. Ela quer atenção, carinho, respeito. Ela quer que a amem e mostrem esse amor com atos, com auxílios diários. Ela está exausta. Ela se sente usada. Ela perdeu sua identidade. Não sabe mais do que gosta, pois se anulou totalmente para o lar. Ela não tem tempo de ler um livro, de descansar, de conversar, ir a um bom filme, cuidar de sim mesma, inclusive sua saúde. Só quer dormir no final do dia e assim fugir por algumas horas de sua rotina.



O caminhão da limpeza urbana passa que dias mesmo? Capacete invisível dá pra pôr no lixo ?





veja mais em meu blog: http://entretelaseletras.blogspot.com



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui