Usina de Letras
Usina de Letras
168 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->BRASIL DE ESPLENDOR -- 03/10/2006 - 01:09 (clara maria lira vargas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL DE ESPLENDOR

" SE A GENTE NÃO TRABAIA, NÃO TEM O QUE COMÊ "
Matheus Alves da Silva, cinco anos - Maranhão.
Quebra coco de babaçu para sustento da família.
(Globo repórter, 22/07/2005).

É assim do norte ao sul desse imenso e maravilhosos Brasil. O trabalho que dignifica o homem de verdade, o filho dessa pátria amada, desse gigante adormecido em berços esplendido de corrupção e escàndalos desde sua colonização.
Aqui nesse imenso Brasil, de gente brava, e dentes podres, ainda se trata essa desgraçada dor de dente com creolina, aqui, ainda se morre de fome e sede, aqui, crianças de escolas públicas não terminam o segundo grau, porque é horrível estudar com fome, é horrível não discernir o que a professora ensina porque o estómago está vazio. Aqui, muitas crianças morrem antes de completar um ano de idade. Aqui o idoso morre nas filas do INSS na espera de uma consulta médica, aqui o piolho e sarnas são comuns nas comunidades pobres. Aqui nesse imenso Brasil de corrupções e ladrões impiedosos, sem amor a esse céu azul e de matas verdes, onde o sol e a lua combinam as estações do ano com tanta perfeição, que o equilíbrio da natureza dá o espetáculo das flores, frutos calor e frio em ordem.
Ah! se os políticos corruptos experimentassem um dia dos Matheus Alves das Silvas, dos operários, dos funcionários das lojas, que trabalham o dia inteiro equilibrando as pernas do cansaço, das enfermeiras, mecànicos, motoristas de táxis, se conhecessem o que é um hospital público, que fede a dor, sangue e doença, se conhecessem os corredores desses hospitais, onde as macas enfileiradas pelos corredores como emergência de guerra, se conhecessem os universitários que bebem café puro porque não tem dinheiro para um lanche decente, se conhecessem as crianças de rua mendigando uma moeda para se drogar porque não tem educação escolar nem doméstica, e tantas inúmeras desgraças, quem sabe, os bilhões distribuídos entre eles, amenizaria as dificuldades desse povo varonil. Ah! se os banqueiros e empresários que facilitaram os Valério, Delúbios E ETC., soubessem como a vida no nordeste, sudeste e outras regiões são duras e humilhantes, porque aqui, a fome, a sede, e a violência são consequências dos bilhões de corrupções que atrasam esse Brasil maravilhoso. Como é terrível um cidadão ter seu nome no maldito SERASA, por um cheque sem fundo, ou no SPC porque não pagou a merda do móvel ou da tv.
BRASIL DOS MATHEUS ALVES DAS SILVAS... VERÁS QUE UM FILHO SEU NÃO FOJES À LUTA.
UM DIAS VOCÊS HÃO DE SENTIR SAUDADES...João Batista de Figueiredo.

" SE A GENTE NÃO TRABAIÁ, NÃO TEM O QUE COMÊ. "
MAHTEUS ALVES DA SILVA - 5 anos
Lira Vargas


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui