Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->BRASIL DE HERANÇAS E ESPERANÇAS -- 03/10/2006 - 01:10 (clara maria lira vargas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL DE HERANÇAS E ESPERANÇAS

A história do Brasil registra a herança da escravidão, dos roubos do império, nas mudanças de regimes presidenciais, senados, càmaras e etc. O nordeste é marcado pela miséria sede, e êxodo. Tantos políticos nordestinos chegaram aos patamares da política, tantas esperanças o povo nordestino depositava de um dia o nordeste ser feliz, dois mil chegou e não nada mudou. O coronelismo ainda flutua no nordeste e no planalto, e o povo desgraçado ainda está lá ou vindo à procura de uma vida decente no sudeste desse Brasil manchado de ambição, covardia e esperança. Filhos dessa pátria amada, até quando há de se morrer de fome, de sede, de doenças e de fuga para o exterior? Até quando os jornais e tv se beneficiarão de tantos patrocinadores pelos noticiários de desgraça? Filhos dessa pátria amada, até quando manterão suas fé? Nos pastores e padres que disputam espaços nas tv ensinando como garantir a felicidade na eternidade? Que a eternidade é o melhor lugar para viver, enquanto mansões de políticos corruptos e milionários se erguem em condomínios fechados com seus carros blindados? Enquanto os marginais se escondem nas favelas ditando ordens e também sem liberdade para conhecer os shopping, os cinemas e teatros, enquanto os traficantes da elite transitam pelas cidades e viajam nas primeiras classes das companhias aéreas? Filhos dessa pátria amada, até quando os hospitais públicos abrigarão moribundos pelos corredores, até quando as merendas das escolas serão desviadas para manter a riqueza dos políticos corruptos? Até quando estudantes deixarão as salas de aula para vender limão nos sinais de trànsito, até quando os professores serão os profissionais de salários mais baixos do país? Até quando aposentados morrerão nas filas dos postos de saúde? Até quando adolescentes serão prostituídos? Até quando os índios terão suas terras invadidas? Na fé de cada eleição, ou na esperança dos programas cristãos? Oh! Pátria amada Brasil, até quando a sala da polícia federal ficará lotada a espera de um passaporte para o exterior, e a ansiedade pela liberação de um visto através dos consulados estrangeiros? Oh! Pátria amada, como podes ter um céu tão lindo e as florestas tão imensas e destruídas há cada duas horas? Como podes ter tantas pedras preciosas nas mãos de garimpeiros tão pobres? Como podes ter as praias mais lindas e tantas tão poluídas? Como podes ter tantos pássaros tão lindos e negociados por contrabandistas? Como podes ter um povo tão festeiro e esperançoso? E mesmo assim como podes ter as estações do ano mais harmoniosas do planeta? Essa agonia que não passa, e essa esperança que não se acaba? É por que és a pátria mais amada do planeta. Brasil das matas verde, do mais abundante ouro amarelo, das águas cristalinas, do céu azul, do branco da esperança da paz, das estrelas dos Estados mais lindo do planeta és varonil pelos seus filhos bravos, porque seus filhos não fogem à luta. Porque a herança é dos herdeiros e a esperança é dos brasileiros.
Lira Vargas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui