Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->2003, o que podemos esperar (internacional) -- 27/01/2003 - 01:32 (Valdir Antonelli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como eu havia prometido aqui faço algumas previsões sobre o que poderá ser sucesso na música internacional. É complicado fazer este exercício de adivinhação ainda mais que, diferente do mercado pop brasileiro, existem milhares de novos artistas aparecendo a cada dia e boa parte deles com muitas chances de serem o próximo número um do mercado. Então preferi citar poucos nomes, na verdade estes nomes servem mais como referência do que qualquer outra coisa.



Em algum lugar obscuro da Grã-Bretanha, algum novo grupo aparecerá e rapidamente será aclamado a salvação do rock, o novo isso, o novo aquilo. Alguém aqui é capaz de dizer qual foi a última banda que passou por isso? Nem eu, tamanha a volatilidade destes salvadores da pátria. Concordo que muitas são realmente boas, mas é um saco sempre ler pela critica especializada que fulano de tal esta revolucionando algo.



Dos Estados Unidos, uma nova cidade será a escolhida pelos descolados como ninho de boas bandas. No ano passado esse título ficou com New York - lar dos Strokes - e Detroit - White Stripes. As bandas desta cidade irão criar um rock mais cru, sem firulas, que nada mais é do que uma cópia descarada de Velvet Underground, Television e do punk inglês. Até aí tudo bem, todo mundo copia a tudo, mas serem comparados a deuses é fogo. Ainda pelos Estados Unidos, na costa leste um novo grupo de metal (??) ou como gostam de ser chamados agora, de nu metal, aportará com suas misturas de rap/funk e heavy metal, uma coisa que é mais velha do que a maioria dos integrantes destas bandas. Para não irmos muito longe no tempo lembro apenas o Red Hot já fazia isso lá pelos seus primeiros discos lançados nos longínquos anos 80.



Uma nova banda, essa vou citar o nome porque é descaradamente candidata ao sucesso, irá arrebentar as portas do rock com um estilo sujo, calças rasgadas e camisas de flanela, calma, calma, não estou regredindo ao começo dos 90 onde Pearl Jam, Nirvana, Soundgarden e cia apareceram - estes sim com algo realmente novo, mesmo que copiando o bom rock dos anos 70 -, na verdade estou falando do Puddle Of Mudd, mas pode servir para qualquer outra que aparecer pela frente. O Puddle não resolveu se vai ser um Pearl Jam ou um Nirvana, então aposta nos dois, visualmente e musicalmente falando. Outro risco que corremos é vermos mais um grupinho de jovens recém saídos das fraldas querendo fazer um rock pesado e com isso apela a quem? Claro, Nirvana e Pearl Jam novamente, duvidam? Escutem o disco do The Calling então.



Quer mais? Então ta... Quanto vocês apostam comigo que uma nova boy band vai aparecer do nada, fazendo tudo exatamente igual ao Backstreet Boys ou partindo para o lado do nu metal que falei acima? Duvidam? Qual a diferença entre o Linkin Park e o Backstreet Boys? Tirem as guitarras das músicas do Linkin e verão... Não passa de uma versão pesada das boy bands tão odiadas pelos adolescentes homens e amadas pelos adolescentes mulheres. Mas vai falar tal coisa pra quem gosta de um e não do outro, você apanha. Algum candidato? O novo disco do Linkin poderá responder assim que for lançado.



Mas não pensem que o mundo copia apenas o rock and roll. Latinas rebolantes aparecerão do nada e tentarão tomar o posto que hoje pertence a Cristina Aguillera e Jennifer Lopez. A que rebolar mais, tiver menos roupa e mais peito com certeza ganhará, não importando sua música. Também teremos uma ex-clube do Mickey mostrando seus dotes de cantora e, claro, dançarina para bater de frente com a musa Britney. Como veremos a parada não será fácil para os teens.



E a critica? Bem esta continuará elegendo os seus queridinhos até que eles estourem e se vendam ao mainstrean, aí passam a odia-los a partir do segundo trabalho. O mesmo vale para público que tem paura de ouvir a palavra pop como se ela invocasse o anti-cristo. Estes esquecem que todas as bandas/artistas querem ser pop, querem vender milhões de cópias para poderem desfilar com seus carrões e comprar suas mansões, quando na verdade o público que os adora querem que eles continuem tocando em botecos sujos para que possam se gabar de que ouvem a nova sensação da música antes que seus amigos que só ouvem FM.



Antes que alguém fale que estou sendo amargo, que não gosto de nada e que espero um péssimo 2003 para a música, não sou nada disso. Pra falar a verdade enquanto escrevia esta coluna ouvia Linkin Park e Calling, duas bandas que acho legaizinhas e que jogam bem no tipo de som que querem fazer. Também não tenho nada contra o Puddle of Mudd, mas ninguém pode negar que tudo isso não passa de cópia, fora que espero um ótimo ano para a música, principalmene para a feita no Brasil. Quem sabe a nova descoberta feita por eles não seja de uma banda nacional? O Thee Butchers Orchestra com seu som que em nada deve ao rock americano, esta de malas prontas para uma turnê de seis meses pelos Estados Unidos e irá lançar um EP por lá. Isso sim seria uma ótima noticia.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui