Usina de Letras
Usina de Letras
270 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Por que o Brasil vai pra frente? -- 28/01/2003 - 17:43 (Ayra on) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Falida a língua, o verbo e a coerência. Tudo mais que se pode pensar sobre a caridade, sobre a solidariedade, sobre a bondade ou sobre o pensamento reto é simplesmente permutado pelos estribos do pensamento capitalista. Enquanto esses distintos senhores simplesmente corriam de lá para cá atrás de suas somas, sem se preocupar com a auteridade. Tudo bem (tudo bem?!?!), mas agora suas máscaras andam caindo. A realidade agora é que a palavra DEMOCRACIA faz algum sentido. Jaz no poder um homem que representa mais de 70% do povo Brasileiro. Que já foi chamado de analfabeto até mesmo por aqueles que sofreram do mesmo mal. Que já trabalhou usando o braço, que já perdeu um dedo, que tem apelido.



Os eventos dos últimos tempos no Brasil: eleições decretando a clara indignação do povo perante a elite que até então os governava, a vontade política desse novo quadro presidencial de não dar mais aos que tanto já tem e, no lugar, oferecer um pouco a aqueles que pouco tem; e por fim, a sociedade civil organizada discutindo propostas e soluções para os problemas sociais fizeram sair dos armários os mais enfurecidos e “emaracujadegavetados” argumentos da elite, uma minoria no país (e até mesmo de uma minoria que ainda insiste em defender esta outra, mas está entre o miserável que o irá devorar se nada for feito e o milionário, que se esconde dele e do miserável nos seus castelos de portões eletrificados).



Tentou-se na época das eleições emplacar o medo: direito de herança, direito a propriedade. Caiu por terra, pois os tempos são outros. Apesar de sermos um país cujo analfabetismo assola um grande número de Brasileiros, há aqueles que tiveram a chance de estudar e que fazem a sua parte na defesa da ser humano, do pobre, do iletrado. Desmascarou-se mais um embuste da direita aterrorizada dizendo “que besteira! Isso está garantido na constituição. Para mudar tem que ter assembléia constituinte”.



Esses argumentos vazios de conteúdo são, como o racismo, o machismo e o estrangeirismo são males nos genes do “Homobrasilis”. Passados de pai ignorante para filho desorientado ou orientado pela busca do acumulo de capital. Frases como “temos que acabar com os comunistas” ou “temos que acabar com os negros” ou “temos que acabar com a esquerda” tem a mesma lamentável origem, a ignorância do povo brasileiro. Aqueles que as disseram algum dia não estão necessariamente defendendo seu patrimônio, mas esta sendo usado por conta de sua precária educação ou por conta de uma visão parcial de conceitos, escondidos por uns para parecerem verdades para outros.



A exemplo do que afirmo: um senhor que vendia frutas perto da rodoviária do Plano Piloto, em Brasília. Em plena época de eleições bradava aos quatro vento chamando os simpatizantes do Partido dos Trabalhadores que ali panfletavam na época de “Comunistas”. Uma outra senhora partidária do PT então perguntou ao senhor o que era ser “Comunista”. O senhor então respondeu sua teoria esburacada de que os “Comunistas” iriam invadir o Brasil e tirar a nossa casa para dar para outros. Uma estranha visão de uma teoria um tanto complexa demais para ele, que facilmente engoliu os argumentos. Aí você me dirá: “mas o pobre não tinha muita informação e nem as OPORTUNIDADES da senhora que perguntou, acho até que foi presunçosa”... pois é, e quanto aos jornalistas, militares, universitários, cientistas, médicos e outros que, sem ter noção de sua responsabilidade social falam, incentivam e até publicam frases como “mas acho que não é razoável nem por todo o dinheiro do mundo, apoiar algo que, no fim das contas, acaba servindo de estandarte para o discurso de restrição das liberdades econômicas e individuais mundo afora” fazendo referência ao Fórum Social Mundial.



Portanto, se você pretende fazer algo, faça. Alfatetize o analfabeto, alimente o faminto, não dê esmola e sim cidadania, no lugar de ficar posando de intelectual e vomitando os erros de teus pais.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui