Usina de Letras
Usina de Letras
146 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50617)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Como Produzir Mais -- 07/11/2006 - 10:53 (Edgard Santos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Que ninguém é perfeito, disso não resta a menor dúvida. Usar este argumento como desculpa para não buscar a perfeição é que deveria ser condenável e visto com desprezo. Estamos aqui para crescer. É incrível como as pessoas, em sua esmagadora maioria, limitam-se a si mesmas no que se refere à capacidade. Há no interior de cada um de nós um tesouro inesgotável. Aprendi isto com a vivência e a observação. Venho me esforçando para colocar em prática em minha própria vida e tenho me surpreendido com os resultados. O crescimento está em toda parte, ele é inerente à criação. Acontece que não percebemos este pormenor e, se o fazemos, não empreendemos o esforço necessário para aplicá-lo no dia a dia, e assim continuamos medíocres em nossas realizações.

Todos possuímos a mesma quota de tempo disponível à realização de tarefas. As vinte e quatro horas de um dia estão à espera de serem utilizadas por todos, sem exceção. Quanto a isso, não pode haver dúvidas nem queixas. O problema, ou melhor, a solução do problema está em utilizar, sábia e construtivamente, este manancial de tempo em benefício do nosso desenvolvimento.

Acredito que os jovens, em especial, podem tirar proveito desta técnica dinàmica de utilizar o tempo. Digo o jovem porque é geralmente nesta fase da vida que são traçados os planos para uma futura carreira. Se ele iniciar, com disciplina e paciência, um projeto elaborado, aplicando diligentemente o tempo e não desistindo no meio do caminho, o seu sucesso estará garantido. O mais importante para o jovem na sua caminhada é extrair de dentro de si a capacidade infinita que ali está alojada. Isto ele descobrirá aos poucos, no esforço diário visando um propósito definido. Esta capacidade já existe latente em todos nós. Basta que a busquemos, extraindo-a através do fazer. O cotidiano nos oferece inúmeras atividades, com tendência a nos distrair do cumprimento de nossas obrigações, mormente ao jovem, ávido e cheio de dúvidas. E é aí que entra em cena a procrastinação, inimiga número 1 dos bem intencionados.

Porém, só de boas intenções não vive a humanidade. A vida passa num piscar de olhos. Cegos pela ilusão, só tardiamente vamos nos dar conta da realidade. Como empregamos mal o nosso tempo! Mais do que dinheiro, tempo é vida, é aprimoramento. É muito bom possuirmos riqueza material, conforto e bem estar. Se unirmos a este objetivo a busca do auto desenvolvimento, teremos, então, muito mais valor como seres humanos e seremos igualmente valorizados. Os caminhos são muitos. Por trás das opções, encontra-se a vontade, guiada pelo sincero desejo de ser útil. Cada qual é uma peça poderosíssima no trabalho de melhoria do nosso meio social. É impossível e mesmo insano, desejarmos resultados diferentes fazendo exatamente as mesmas coisas. Surge daí o entendimento de que o óbvio é empreender mudanças.

Partindo da compreensão de que a mudança que gera resultados é a mudança pessoal, começamos, através da auto análise, a buscar, em nós, os pontos que reclamam mudança; então o mundo começa a mudar junto conosco. E este é um passo essencial para quem quer melhorar.

Creio no emprego sábio do tempo como meio de evolução. Não desperdiçamos o tempo em horas, mas em minutos. Se empregarmos trinta minutos todos os dias no estudo de uma matéria específica, num prazo de cinco anos seremos uma autoridade nesta matéria. Seja um língua estrangeira, um ramo das ciências médicas ou exatas, não importa. Serão 180 horas de estudo no fim de um ano e 900 horas em cinco anos. E isto, estudando apenas 30 minutos todos os dias. Imagina então um estudo de uma hora diariamente! Em cinco anos serão 1.800 horas de estudo. O que isso não irá representar na carreira de uma pessoa?

Temos aí o valor imprescindível do tempo em nossas vidas. Isto exige concentração e perseverança, mas é perfeitamente factível. Afinal, o que são 30 minutos de um dia que possui 24 horas? Isto é crescer sem ser notado. Um pouquinho todos os dias. Como a árvore gigantesca que partiu da semente e, mesmo sem que notássemos, alcançou aquele estágio. Isto só pode ter uma resposta: o que tem vida cresce.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui