Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MANIFESTO AO ESPAÇO POÉTICO -- 02/02/2003 - 19:04 (Christiano Piccioni Toralles (Kico Toralles)) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MANIFESTO AO ESPAÇO POÉTICO





A poesia é a elevação da palavra em seu máximo expoente. Acontece que, como o povo brasileiro apresenta uma baixa taxa de consumo de livros por habitante/ano, há pouca leitura de romances, quanto menos de poesias. Além do fato da existência de preconceitos entre os próprios autores.

Costumeiramente qualquer escritor tem a iniciação com a poesia. Assim como vários desconhecidos, pessoas comuns, que freqüentemente na juventude, também se aventuram nesse ramo literário; porém, esses, normalmente não são apreciadores da leitura poética, caracterizando-a como de difícil interpretação.

Contudo, todo esse desprezo poético também é gerado pelos próprios poetas, mais conservadores, que criticam - e não dão espaço - para aqueles que fazem poesia através de inspiração, que impõem um sentimento puro; e acham louvável aqueles que têm um amplo conhecimento de vocabulário, e são capazes de criar rimas memoráveis, com qualquer tema, em instantes, todavia sem expressar qualquer sentimento. Sendo assim, os jovens escritores, taxados de literariamente fracos, só encontram espaço para suas obras em meios alternativos e vulgarizados como a Internet.

Foram e são poucos os autores que cativaram o gosto popular após o marco cultural da Semana da Arte Moderna de 1922, como, por exemplo, Vinícius, Drummond e Quintana. Com isso, os apreciadores sedentos por belas obras acabaram por buscar versos na música, através de compositores, tais como Caetano, Chico Buarque, Renato Russo, Cazuza, Gessinger ou Gabriel "O Pensador".

A poesia é uma arte, e como arte deve ser apreciada por todos, com fácil leitura e acesso, com preços baixos, e sem preconceito, para que essa rica cultura sobreviva, seja na mão dos leitores, quanto na mão dos poetas compositores, e principalmente dos demais escritores.





autor: Kico Toralles

28 de Agosto de 2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui