Usina de Letras
Usina de Letras
272 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50484)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6164)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Oh... Quanto é útil pensar e repensar... -- 21/11/2006 - 22:09 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
E esta... Heim?!...
À Vossa reflexiva consideração...



O equilíbrio era tanto,
Fernando, que afinal,
para meu final encanto,
és tu hoje o meu beMal...










À SAÚDE DO NOSSO BEMAL !...



Som = Lucho Gatica em "Caminito"









A partir dos 50 anos, há quase 18 portanto, comecei preocupadamente a apreciar em pormenorizado detalhe os septuagenários, octagenários e por aí fora até ao limite.

Os velhos, oh, os velhos tinham em minha súmula opinativa um genérico feitio tendente à rabujice e intuiam-me a imediata vontade de fugir deles a correr muito.

Entre os muitíssimos idosos que fui conhecendo "à laise", interrogava-me, principalmente perante aqueles que apresentavam predisposição e um ar mais acertado com a cultura, para onde, diacho, teria fugido a sabedoria.

Quedava-me pois então sombreado pelo susto sob a imbrogliante equação em apreço, porque num ápice se me punha a imagem do meu envelhecimento a espreitar bem em face de mim.

A descrita ginástica mental teve a virtude de me proporcionar uma profícua e continuada reflexão que me tem subtilmente empurrado para o lado contrário do efeito que me atemorizava, levando-me a desejar avidamente que o futuro me conduzisse ao limiar dos simpáticos e enérgicos velhotes que, apesar da avançada idade, insistem e persitem dar corda aos mais novos a fim de se abastecerem de combustível encefáfico e assim regenerarem a apetência de viver, tal como, por exemplo, o excepcional Fernando Pessa na sua tão exímia e assaz demonstrada arte de bem viver e conviver.

É assim muitíssimo lamentável que haja indivíduos que se aperrem à humilhante desmoralização dos mais velhos, rebaixando-lhes a moral de sobrevirem quanto possível em harmonia, tão-só para gáudio das estranhíssimas entranhas sentimentais que os dotam.

No momento em que escrevo, cerca das 20h00 em Portugal, o meu fidelíssimo Zap-Zap gane em baixinho sincopado e arranha delicadamente na base da porta de saída para a rua. Pois-pois... Voltarei mais tarde fidelíssima e inveterademente usinal - E esta, heim?!...

António Torre da Guia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui