Usina de Letras
Usina de Letras
85 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Acordar... Para quê ?!... -- 25/11/2006 - 14:11 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Aguarde uns segundos que os elementos de imagem e de som se implantem




ACORDAR... PARA QUÊ ?!...



Quantas vezes, em vista de se lograr um determinado alicerce onde se assente com assegurada continuidade um dado objectivo, por mais tempo que se aplique e mais voltas que se intentem dar ao raciocínio, não se consegue uma nesga de luminosidade que intimamente satisfaça o desiderato almejado? Todavia, dias ou meses adiante, em inopinado lance de mero acaso, a ideia que anteriormente se buscou e rebuscou surge, sem mais e tal como se queria, plena de promissão e enfim pronta a usar imediatamente.

Como enuncio, também a base sedimentar desta crónica, desde já com projecto para outras sequentes escritas, se me deparou inesperadamente ao correr do rotinado fio do meu quotidiano e, hossana, só eu sei e os astros sabem quanta indignação e revolta perpassei, quase-quase a dar grossa borrasca, para que o "Futuro no Horizonte", num esplêndido abraço, me iluminasse o pensamento. Neste ensejo, porque, em muito útil e pedagógico exemplo, considero valer mesmo a pena, vou descrever a ocorrência que doravante me impulsionará noutras e variadas deambulações.

Sábado, 25 de Outubro deste tão desengraçado ano 2006, saltei da cama cerca das 11 horas da manhã, após um sono tranquílo e assaz reparador. Dentro do habitual trajecto de meus passos, arranjei-me, matei o jejum com um copo de sumo de laranja, acendi o meu cigarrinho e saí para a rua, indiferente ao vendaval de chapa rolante que dia a dia, por todas as formas e feitios, vai matando estupidamente milhares e milhares de pessoas sem que ninguém, entre a cancerosa montanha de hipocrisia que milita em inócuo blá-blá, faça deveras algo para pelo menos suster a galopante tragédia que silenciosa e sub reptícia avança.

Após uma noite fortemente chuvosa e vento intenso - os residentes da Ribeira estão neste momento com a água até à cintura - enquanto airosamente descia a rua de Camões em direcção à praça General Delgado, desde logo me admirei que o dia me recebesse de braços abertos e rosto de sol radioso. Ia com destino à "On Web" para tomar um cafezinho e ao mesmo tempo aproveitar para ver o que haveria de novo em meu e-mail.

No ciber-café estavam quatro-cinco pessoas desconhecidas e eu sentei-me ao computador, fumando e tomando um saboroso café. Daí a pouco entrou um cidadão africano, alto, largo de ombros, um matulão que, após munir-se da ficha de utente, numa sala onde havia quarenta computadores vagos, optou por sentar-se a um metro de mim, mesmo defronte ao sítio em que eu estava. Daí a pouco, incomodado com minhas fumaças, disse impositivo, abrupto e com cara de leão pronto a ferrar, exactamente: " - Tira daqui o fumo...". A partir desta expressiva pérola africana, os Leitores perdoem-me a verborragem, mas vou ser em absoluto linear na transmissão do abespinhado diálogo e cena de se lhe lançar pedras sem qualquer arrependimento.

- Tiro daqui... O quê?...
- Tira daqui o fumo...
- Eu tiro é a grande puta que te pariu, ó encefalóide do caralho...
- Quê... O que é que estás a chamar-me?...
- Vai tratar por tu o grandessíssimo corno do teu pai, ó pedaço de carvão apagado...

Nesta altura, já o Filipe, o gerente de serviço, estava a intervir ao nosso lado para amainar tão extra-internético confronto, o que conseguiu após apelo peremptório, tendo o cuidado de se mostrar equidistante da razão ou não razão das partes. Calei-me pois decididamente, mas de todo em amordaçada tensão com uma vontade enorme de explodir. Como eu naturalmente continuasse a fumar, o preto (para mim tinha deixado de ser cidadão), de olhos arregalados, como se fosse atirar-me com o computador para cima, acotovelou-se ameaçador fixo em mim. Mais uma vez não me sustive e disse-lhe: - O que é que queres, pá?... Estás a meter-me medo com os olhos?... Não me faças dar um peido, senão cego-te. O Filipe voltou de novo para não deixar a fervura levantar a tampa... Bem, pior do que burro alentejano aos pinotes, levantei-me de sopetão e fui servir-me de outro computador vago no fundo da sala. Foda-se - cogitei com os meus botões em desabafo para dentro - arre, apre, os manhosos-remanhosos da política foderam esta merda toda.

Entretanto, o tempo foi passando e a irritação foi-se diluindo. A pouco e pouco o meu automático sensitivo punha-me de regresso à razoabilidade, mas sem contudo tirar-me do pensamento a incisiva questão que há uns tempos a esta parte renitente se me põe: se estou num dado local a fumar tranquílo porque é que há-de vir sempre um "filho-da-puta" meter-se comigo por causa do fumo? Sei, e disso tenho a certeza que sei, que os estúpidos, imbecis de elevada monta, que se metem nesta actual paródia sofismática, a partir de mim, vão ter um cuidado do caraças sempre que lhes surja situação idêntica. É esse, de resto, o serviço que presto ao futuro. Diz-se há dois séculos que "Quem está, está; quem vai, vai.". Não é pois o meu actual primeiro-ministro, um imbecilóide hodierno mais hipócrita do que a hipocrisia, que vai alterar uma lei que a mais que experimentada pele-das-gentes instituiu e implantou. Para já, o senhor engenheiro José Sócrates apenas conseguiu uma coisa linda-linda: colocou fumadores e não fumadores em iminente via de facto, mais uma esconsa peripécia do socialismo-capitalista que decorre enquanto não morre, e morrerá porque o anidrido carbónico em avantesmo escape vai matá-lo. Vai possivelmente ter de ressuscitar com outro nome, talvez como caridade-capitalista logo que os pobres sejam todos ricos.

E assim nasce "Futuro no Horizonte", uma inesperada claridade advinda da permanente escuridão onde se acoitam os deuses do egoismo cínico que tolhem os dias em decurso com os nada-de-nadinhas que se conglomeram e formam a horrenda hidra que em mais e mais cabeças desponta todas as manhãs.

António Torre da Guia


Som = Pavarotti em"O Sole Mio"
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui