Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->SINERGIA DE FATOS -- 13/12/2006 - 10:55 (Sandro Nicodemo - Bandana®) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quem nunca se deparou com situações que continham algum tipo de relação entre as mesmas? Aquelas que acabam ocorrendo num mesmo dia, minuto e até segundo. É a famosa "sinergia", a cooperação entre o todo! Pois é, ontem ocorreu uma situação interessante, triste, mas digna de registro.

Deitado em minha cama, plena meia-noite e meia, capto duas situações sobre o mesmo assunto, ambas de camarote! Narrarei as duas situações logo abaixo. Vejam se podemos desrespeitar essa tal de sinergia.

Na primeira situação, estou realizando minha leitura noturna, às vésperas do meu tão adorado sono. Trata-se de um livro muito conhecido, chamado "O Monge e o Executivo - Uma História Sobre a Essência da Liderança", de James C. Hunter, que foi emprestado pela minha amiga Luciana. Bom, eis o trecho no qual eu estava, antes de ser interrompido:

" - ...E uma vez mais, como definimos liderança Greg?
- Como uma habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca dos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Sei isso de cor.
- Obrigado Greg. A liderança que se exerce a longo prazo, suportando o teste do tempo, deve ser construída sobre autoridade - Simeão anunciou, afastando-se do quadro.
- Como eu disse no outro dia - ele continuou -, você pode até aproveitar-se do fato de ocupar um lugar de poder, mas assim estará comprometendo os relacionamentos, o que dificultará o exercício e a aceitação de sua influência. Alguém lembra como definimos autoridade?
A enfermeira falou alto, sem mesmo consultar suas notas. - Você disse que era a capacidade de levar pessoas a realizarem a sua vontade de bom grado, por causa da sua influência pessoal." (página 62).

A segunda cena tratava-se de uma mãe gritando com a filha caçula - chuto uns 17 anos - na rua, ofendendo-a com nomes como: vaca, vagabunda e outras delicadezas, enquanto sua filha resmungava descendo a rua, quebrando aquele silêncio de início de madrugada, fato esse que me deixou envergonhado dentro da minha própria casa e que acabou interrompendo minha agradável leitura.

Coloquei-me a pensar sobre o quanto essa mãe conhecia de liderança e autoridade, pois poder ela tinha, já que tinha a seu favor a força braçal e "maridal". Inicio minha reflexão: mãe de três filhas, sendo que a do meio gerou o primeiro filho aos dezesseis anos. Será que a agressão verbal em público, por que não considerar um pelourinho moderno, fazê-la passar vergonha perante os moradores de sua rua - como se ela não fosse responsável pelo comportamento de sua filha -, os quais a verão por muitas vezes ainda, seria uma solução ou uma motivação para mais revolta de sua caçula?

Estou pensando em dar um livro desses de Natal para ela...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui