Usina de Letras
Usina de Letras
71 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50603)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->1984 é hoje -- 05/02/2003 - 16:57 (Rafael Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Guerra é paz

Liberdade é escravidão

Ignorância é força

São os três lemas que o Ministério da Verdade repete à exaustão para a população em 1984.

"Iniciou-se a guerra contra a Lestásia" ouvia-se em um dia, para no seguinte as teletelas mostrarem "Vencida a guerra contra a Eurásia", e com as boas novas, tudo ficava sob controle. Não importava com quem era a guerra, mas sim que a vitória tinha vindo. A guerra representava um bastião de união de todas as camadas da sociedade de 1984, e o Grande Irmão era o herói do sucesso.

Mas de verdade, não estamos em 1984. Estamos no século XXI, que para o historiador Eric Hobbsbawn se iniciou após a queda do Muro de Berlim, e no qual todos historiadores consideram como um dos fatos mais marcantes sendo o 9 de setembro de 2001.

O orgulho americano ferido fez levantar a guerra contra o fundamentalismo, personificado na figura de Osama Bin Laden.

A caçada aumentou, com ataques com data marcada, e outra figura veio à tona: Saddam Hussein. Desde a Guerra do Golfo, em 1991 até o ano de 2002 seu nome não foi divulgado mais na mídia, e novamente agora aparece como sendo um mal a ser combatido. É seu emblema que aparece na capa da revista Veja, e não o de Bin Laden. Não interessa se é a Eurásia ou a Lestásia, a guerra faz a união do povo.

No 9/11, vimos pela tv os americanos chorando juntos, elevando ao Olimpo seus policiais e bombeiros, que inclusive ganharam um concerto musical do qual participaram Paul Simon e os britânicos Rolling Stones, The Who e Paul McCartney, e saíram mais fortalecidos ainda o então prefeito de NY, Rudolph Giuliani - depois entrevistado por David Letterman, que disse que ele seria lembrado como o maior prefeito da história de NY - e George W. Bush, um Presidente cuja competência foi muito contestada. Sua competência não mais interessa, ele foi enérgico ao bradar que Bin Laden seria capturado vivo ou morto. Ignorância é força.

Essa, aliás, sempre foi a tônica da história dos EUA: a força e a guerra como meio de coesão e pacificação. Em sua independência, a batalha contra os ingleses; nas divergências entre norte e sul - em virtude da escravidão - a Guerra da Secessão; no século XX, após saírem fortalecidos da 1 Guerra Mundial, e como superpotência da 2 GM, a guerra fria contra os comunistas e o macartismo.

Em todas as guerras, vitória dos norte-americanos, sempre muito bem divulgada.

Os ensinamentos de 1984, datado de 1949 e escritos justamente para criticar o comunismo, são muito bem utilizados hoje em 2003 pelo maior país capitalista para consolidar seu poderio

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui