Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->CAPITAL PORTUGUESA DO GRANITO -- 19/12/2006 - 23:29 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A CAPITAL PORTUGUESA DO GRANITO


João Ferreira
19 de Dezembro de 2006

Os táxis da terra são peremptórios. Portam, orgulhosos, o dístico de "Vila Pouca de Aguiar - capital portuguesa do granito"!!! Na verdade Vila Pouca de Aguiar tem grandes reservas de granito, exploração empresarial da pedra, muita exportação para o estrangeiro e, os meio-fios e as praça da vila são um exemplo de trabalho aprimorado de arte de trabalhar e de assentar a pedra.
Mas não é só. A região tem uma história secular.
Na época dos romanos, registra-se extração de minérios de ouro, prata e chumbo nesta região, explorados certamente com o recurso à mão de obra escrava. Passaram po aqui, depois, os Visogodos e os Muçulmanos, estes a partir do século VIII.
Além de dólmenes, antas e mamoas existentes no concelho como testemunho de vida paleolítica na região, registra-se ainda a existência da Fraga da Serpente, do tempo neolítico, na região de Parada do Corgo e do Castelo de Pontido, conhecido como Castelo de Aguiar.
Vila Pouca de Aguiar é uma vila, sede de concelho. O plano de urbanização da vila é exemplar. Com uma população calculada em cerca de 3.750 habitantes, Vila Pouca de Aguiar notabliza-se pela harmonia urbanizante das construções. Tem uma parte da vila antiga, bem conservada. Mas a maior parte das construções está devidamente urbanizada, e arquitetonicamente bem acabada. Tem uma série de instituições que fazem da terra uma vila moderna e avançada. Tem uma Càmara Municipal, um centro de Saúde. E seis bancos: Caixa Geral de Depósitos, Millenium, Totta, CA- Crédito agrícola, Fini, Real, com caixas automáticas na rua para saques online. Há várias companhias de seguros. Escolas várias de primeiro e segundo grau,banca de jornais, uma rodoviária ou central de camionagem, vários cafés, alguns deles com computador e Internet, uma casa de cultura, para exposições e outras atividades (prédio da antiga estação de caminho de ferro), autobus internacinal com destino à Suíça, Lar de idosos, Cine-Teatro, Piscinas municipais aquecidas, Pavilhão Poliesportivo, Biblioteca Municipal, hotéis, vários restaurantes, caixas para lixo selecionado, carrinha-vassoura para limpeza urbana, banca de jornais e livraria, casa de loteria, florista, pastelarias, Fotografia, artesanato, Associação de Comércio e Indústria, GNR, um supermercado Échomarché, várias feiras e lojas de roupas, bares e cervejarias.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 490 vezesFale com o autor