Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Livro Palavras de Mulher em prosa e ve -- 31/01/2004 - 05:03 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Resumo do livro Palavras de Mulher em prosa e verso: do erudito ao popular.

Maria do socorro Cardoso xavier



O livro é sempre uma incógnita. Qual uma floresta virgem. Ao ser folheado, nos trás surpresas e afinidades. Claro, difícil a unanimidade.

Palavras de Mulher em prosa e verso: do erudito ao popular é um livro que poderá ajudar a desvendar a alma da mulher, do poeta, genericamente falando. Seu universo, contradições, preocupações, sofreguidões e esperança. Uma semântica, um estilo próprio, uma cosmovisão humana.

Este livro, para efeito de organização, ramifica-se em duas partes, não obstante interligadas: A Parte I: o discurso poético, tecido dos poemas, quadrinhas, haikais, por um lado; e por outra face da autora: - artigos, crônicas, contos, resenhas bibliográficas, frases e pensamentos.

A Parte II – trás uma das mais autênticas manifestações da cultura brasileira e nordestina: a literatura popular – O Cordel: - Este captar do sentir humano, numa linguagem simples, acessível a todos; não poderia ser diferente, pois que constituiu durante muito tempo, a comunicação, espécie de jornal da população interiorana. Com toda globalização, o cordel não morreu. Ressuscita com garra, na voz dos poetas nordestinos e alhures.No livro, representado por poetas e escritores da mais variada tessitura e de criatividade inesgotável.

Enfim, quer na parte I como na II, o livro possibilita ao leitor uma gama variada de leituras, em forma de ensaios, contos, e outros gêneros – com versatilidade e humor – inerentes aos escritores e poetas aqui perfilados. Para quem gosta do gênero popular e para quem não conhece e deseja conhecê-lo, o livro contempla pluralmente, tendências e estilos diversificados.

Unidade na diversidade. Diversidade na unidade. O sagrado e o profano se integram. A palavra frágil e forte, reticente. Para toda, um espaço. O lirismo, o realismo, simbolismo e pós-modernismo e tantos ismos... Istmos, penínsulas, ilhas, continentes, oceanos e mares.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui