Usina de Letras
Usina de Letras
10 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->COMA, BEBA E FUME ENQUANTO PODE, DESGRAÇADO -- 06/05/2001 - 16:55 (denison souza borges) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Basta que alguém diga que bebe ou fuma...pronto...está feito o barraco. As pessoas parecem ter, a partir destes dados, todo o perfil "um tanto quanto" negativo da pessoa.

Eu, particularmente, acho um preconceito sem fundamento contra a bebida e o fumo; tudo na vida depende da qualidade do que se usa e como se usa.



Não sou nenhum Bon Vivant ou adepto hedonista da Savoir Vivre, mas me confesso adepto do charuto e da boa bebida, pois gosto dos prazeres da vida e o charuto é um deles. O ato de comer e vestir também faz parte disso, por isso, gosto de comer bem e vestir adequadamente. Isso não significa gastar dinheiro em griffes, mas vestir sem exageros e, por outro lado, sem desleixo. E quanto à comida, raramente consumo sanduíches ou fast food. Acho que entre as pessoas que comem um hot dog rapidamente e outro que saboreia uma boa comida caseira, há uma grande diferença. Também acho que entre as pessoas que fumam dezenas de cigarros mecanicamente por dia e alguém que saboreia um charuto, há um universo de distância. O mesmo pode-se afirmar das pessoas que bebem qualquer bebida alcoólica em busca de fuga e outro que aprendeu a saborear um bom vinho ou um delicioso champanhe na companhia de pessoas queridas.

Não acho que o simples fato de alguém fumar ou beber seja, à priori, algo negativo.



O charuto, para mim, tem o poder de trazer um momento de reflexão e revela sempre independência social. Eu gosto de fumar um bom charuto sozinho ou ao lado de alguém querido; nunca fumo na frente de estranhos ou em lugares abertamente públicos. É um momento de recolhimento espiritual. Entre os charutos, prefiro os torpedos e os robustos; entre as marcas, fico com o Montecristo 2. Às vezes, na falta de um charuto, gosto de uma cigarrilha. Entre as marcas brasileiras, gosto da Talvis, da Saint James, Palomitas e a Dannemann Moods ( todas essas marcas fabricadas na Bahia ). Sempre gosto, como acompanhamento do charuto, um bom vinho do porto ou um cognac. Às vezes basta um expresso puro ou com creme.

Não gosto de Whisky ou licores. Vinho branco somente Meursault e o Pera Manca que têm bom corpo e aroma.

Entre os tintos, os vinhos da Casa Valduga ou da Casa Miolo. Um bom macete é beber e comer os produtos naturais da região onde se está no momento. Comer comida francesa no Rio é tão perigoso quanto comer uma feijoada em Paris.



Outra bebida que gosto e que é muito consumida no Brasil, mas de forma errada, é o Vermute. A melhor marca no Brasil é o Vermute da Martini. Existe o vermute Bianco, o Dry, o Rosso e o Rosè. Saber um pouco sobre este vinho acrescido de ervas é saboreá-lo de forma especial. É importante saber que o Vermute é uma mistura de vinhos brancos com flores e plantas aromáticas. Foi inventada na Grécia Antiga, em 460 a.C., e era confeccionada com flor de Ditamo e plantas de Absinto, mistura escolhida por Hipócrates, conhecido como o pai da Medicina

( epíteto que discordo plenamente ).



Finalmente, o conhaque e a cerveja, duas bebidas muito apreciadas, uma mais no inverno, outra mais no verão.

O conhaque prefiro no formato brandy ( feito na Espanha ), onde a marca mais fácil de encontrar e que possui uma qualidade satisfatória é a da Casa Pedro Domecq.

Quanto à cerveja, não gosto muito das louras e nem estupidamente geladas. As levemente escuras são de melhor qualidade e, sem estarem geladas, ressaltam mais o cheiro e o sabor. Entre as louras que gosto e que são mais fáceis de encontrar estão a Miller - deliciosa porque é filtrada à seco - , Budweiser - uma das mais gostosas entre as louras - e a Antactica Pilsen - quanto à Antactica Standard, nem pensar.



Aproveite as coisas boas da vida, pois, às vezes, isso nem requer tanto dinheiro quanto se pensa. E sempre há uma promoção ou...pelo menos considere que a diferença entre um produto de qualidade e outro sem qualidade pode ser pouca.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui