Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O ESTRANGEIRO MORA AO LADO -- 07/01/2007 - 13:58 (Sandro Nicodemo - Bandana®) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Imagino que a divisão entre alguns povos tenha surgido motivada pela incompatibilidade de interesses, de onde nasceu a rivalidade, disputa e, consequentemente, a violência das mais inimagináveis e possíveis em nível de crueldade e ação desumana.

Então, tal incompatibilidade de interesses entre povos com o objetivo comum - sobreviver e viver em paz - só pode ter "vingado" porque cada um começou a cobiçar o bem alheio, um querendo ser melhor do que o outro e por aí vai...Práticas como esta, as quais evidenciam tal colocação, vimos a todo o momento no nosso dia a dia.

Seguindo esse raciocínio e trazendo para o mundo atual, podemos perceber isso explicitamente entre os países, os quais são habitados e comandados por pessoas, denominadas por nós como "estrangeiros". Os mesmos colocam os interesses económicos em primeiro lugar, e lutam com unhas e dentes pela obtenção de domínios e demonstrações de poder. A vida humana torna-se mero detalhe e empecilho para o desenvolvimento na busca insana pelo título de "potência mundial". Sobreviver às custas da desgraça de outrem, fácil não?

Por atitudes desse tipo, despertamos a desgraça da xenofobia. A aversão a estrangeiros! Chamando-os de estrangeiros e interpretando isso como algo ruim - com tantas guerras e interesses mil - visando nos proteger, despertamos a falsa ilusão de valorização nacional, o amor pela pátria! Muito lindo isso, mas, infelizmente, acabamos esquecendo que nossa pátria é habitada por pessoas, as quais acabamos desprezando e até as destratando - outros seres humanos nascidos e vividos em nosso país - mostrando que somos desunidos, xenofóbicos, até com nosso próprio vizinho, colocando-o numa condição de estrangeiro, não que tal ato seja correto mesmo com um estrangeiro, já que estamos tratando de seres da mesma espécie!

O estrangeiro está do nosso lado, tratamos assim pessoas próximas, amigos quando se tornam inimigos, familiares, seres humanos como nós, como se fossem extraterrestres! Demonstramos isso através de atitude perante conterràneos, por diferirem em raça, credo e condições sociais. Temos estrangeiros dentro do nosso próprio país, estado, cidade, bairro, rua, casa...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui