Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Fiódor, o canalha (a saga de Jack, cap 1) -- 05/09/2001 - 14:54 (Flavio Costa Ribeiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Fiódor era um verdadeiro canalha no sentido mais amplo da palavra. Funcionário público de escalão médio em um pequeno país no Cáucaso, costumava aproveitar-se de sua posição para tirar vantagens em cima de pessoas uqe precisavam de ajuda. Puxa-saco sem nenhum escrúpulo, manipulava seus superiores com uma tática de dar inveja a Maquiavel. Terror de seus inimigos, pois qualquer um que caísse em desgraça com ele, sabia que este não descansaria enquanto não desgraçasse a vida do coitado. Mesmo seus superiores o respeitavam, pois sabiam de suas ardilos e suas consequências.

Certa vez porém, almejando galgar de posto de forma a poder aumentar seus vencimentos, Fiódor planejou em todos os detalhes uma maneira de conseguir a promoção que estava para acontecer, devido a aposentadoria iminente de um superior. Mas, Fiódor não estava sozinho nesta batalha, muitos outros funcionários como ele cobiçavam esta posição.

Seu principal concorrente era Ivan, muito bem cotado para a posição em função de seu casamento com a filha de um importante Coronel do exército. Neste ponto cabe-se esclarecer um ponto, o casamento, foi a grande falha na vida de Fiódor, pois este casara com a filha de um General, por interesse, diga-se a verdade, mas Fiódor não podia contar é que este morreria logo em seguida, e como era um contumaz jogador, ao invés de deixar uma boa herança, deixou dívidas, além de uma sogra e duas filhas solteiras para Fiódor sustentar. Desta maneira, os vencimentos de Fiódor que já não eram bons, viu sua situação financeira beirar o caos com este aumento de despesas, logo esta promoção seria uma dádiva dos céus para ele, e resolveria pelo menos temporariamente sua situação. Além do que, para se livrar das duas cunhadas, ele seria obrigado a prover um dotes para cada uma delas, ou arcar com estas em suas costas para o resto de sua vida.

Para conseguir seu objetivo, Fiódor não poupou nenhuma de suas ardilosas maquinações. Procurou manipular a opinião de diversas pessoas importantes de modo a que estas passassem a ver Ivan como uma pessoa não confiável e desonesta. Ivan porém sempre teve uma conduta extremamente correta, e jamais deixou qualquer dúvida a respeito de seu caráter. Cada dia que passava, Fiódor via sua tão sonhada promoção escorregar debaixo de seus pés, e todos os seus golpes sujos pareciam não surtir efeito, pelo contrário, devido a sua incansável batalha de desacreditar Ivan, passou a Ter efeito contrário, cada vez mais as pessoas passaram a evitar Fiódor.

Este chegou um dia em casa, já apavorado com a situação aparentemente irreversível a que tinha chegado. Para ele, parecia que tinha apenas a alternativa de resignar-se com esta perda, e o pior, como vinha contraindo dívidas em função da doença da sogra, não conseguia ver uma saída para a sua situação.

Homem manipulador, que nunca fazia nada sem planejar cuidadosamente cada passo, neste dia chegou em casa e abriu uma garrafa de conhaque, e passou a bebê-la em grandes doses, e rapidamente. Queria esquecer tudo aquilo que estava acontecendo com ele. Já havia gasto todos os seus truques e nada parecia ter dado resultado.Fiódor tinha somente mais um mês para virar aquela situação, ou sua vida estaria desgraçada para sempre, pois se Ivan fosse o escolhido, e tudo indicava que seria ele, Fiódor sabia que suas táticas de desonrá-lo haviam chegado a seus ouvidos, e que este já teria comentado com algumas pessoas que esta situação seria tirada a limpo após sua iminente promoção. Passava da meia-noite, Fiódor completamente bêbado, caiu em sono profundo.

Durante o sonho, ou poderia dizer-se pesadelo, Fiódor viu-se caminhando em um corredor escuro, depois de um certo tempo ele conseguiu visualizar uma figura, aparentemente de um jovem de 30 anos, alto porém esguio, seu rosto não demonstrava emoção mas Fiódor sentiu tratar-se uma pessoa de grande personalidade. Após algum tempo de troca de olhares, como se cada um tentesse penetrar na mente do outro a fim de saber o que acontecia naquele momento, Fiódor rompeu o silêncio falando:

- Quem é você e o que está fazendo em meu sonho?

O outro homem se apresentou:

- Meu nome é Jack, sou seu anjo da guarda, minha função é zelar por voce. Sei que está vivendo no momento uma situação não muito confortável, para não dizer quase insustentável, mas minha função para com voce é ajudá-lo naquilo que estiver ao meu alcance. A única maneira de voce virar esta situação a seu favor é cometer um desfalque, e colocar a culpa em Ivan. Todas as manhãs, por volta das 10 h, Ivan costuma ir até o restaurante da esquina tomar uma xicará de chá, e deixa todas as suas coisas em cima de sua escrivaninha. Rediga um documento, falsifique a assinatura de Ivan, e quando este for dar sua tradicional saída, entre em sua sala e utilize o carimbo dele para homolagar o documento. Depois faça com que este chegue na mesa de seu chefe, e a promoção de Ivan estará definitivamente acabada, e como voce será o descobridor desta falcatrua, passará a ser o nome mais cotado para a promoção.

Fiódor, acordou no outro dia com a cabeça estourando de dor, a quantidade de conhaque ingerida na noite anterior havia sido demasiadamente grande, mas este lembrava-se com todos os detalhes da conversa que havia tido com Jack, seu anjo da guarda, ou seja lá quem for ele.

Conforme o sonho, Fiódor seguiu cada passo e tudo teria dado certo, não fosse pelo simples detalhe que alguém havia visto Fiódor entrando na sala de Ivan, e pela fresta da porta que havia ficado entreaberta, observou quando Fiódor utilizou o carimbo de Ivan, e quando este levou o documento para seu chefe, este já sabia da situação criada por Fiódor, desmascarando-º

Fiódor, foi preso, julgado, e condenado a morte, pois pelas leis daquele país, um dos piores crimes possíveis era tentar tirar a honra de um homem honesto, mais ainda que matá-lo.

Na noite anterior a execução, Fiódor lembrava-se de seu pretenso anjo, chamado Jack, aquele pulha, pensava Fiódor, também quem manda acreditar em um sonho, agora estou eu aqui, minha última noite de vida, esperando os carrascos do pelotão de fuzilamento e querendo culpar alguém que nem existe. Porém para surpresa de Fiódor, Jack reapareceu, e desta vez Fiódor não estava nem dormindo. Incrédulo, este falou:

- Então voce existe mesmo, mas que bela droga de anjo da guarda, fui fazer o que voce me falou e olha agora minha situação, amanhã pela manhã serei fuzilado.

Jack respondeu com uma voz calma e amiga:

- Não se preocupe Fiódor, o homem que entregou voce foi descoberto como um ladrão. Seu depoimento foi considerado inválido, e o seu indulto está a caminho, chegará segundos antes de sua execução. Voce sairá vivo e com sua promoção.

Fiódor então pode relaxar, sua absolvição, além da sua promoção etava a caminho. Dormiu de uma maneira que a muito tempo não dormia.

No dia seguinte, foi acordado pelos guardas. Estes acostumados a ter que levar os prisioneiros a força, pois os mesmos se debatiam com todas as suas forças para fugir, surpreenderam-se com a atitude de Fiódor, que valentemente não foi preciso nem segura-lo, pis caminhou com tanta segurança para o patíbulo que chegou a gerar comentários a respeito de sua coragem, fato este que ninguém acreditava que uma pessoa como ele podia ter. Quando tentaram colocar uma venda em seua olhos este negou-se, dizendo que preferia encarar seus executores de frente.

O pelotão de fuzilamento postou-se diante de Fiódor, e este chegou a dar um sorriso de felicidade como a zombar dos mesmos. O sargento deu ordem de apontar. Fiódor pensou, mas cade o indulto, tem que estar chegando agora. Este já pensava até mesmo o que faria quando sua promoção fosse efetivada.

Fiódor escutou então o grito dado pelo sargento para atirarem, logo em seguida o barulho dos tiros. Incrédulo, ainda estava em pé, olhava para seu corpo e não via nenhuma marca de tiro, eles erram, todos eles. Fiódor saiu pulando pelo pátio e notou algo estranho quando ninguém olhava para ele, virando-se viu um corpo estentido no chão com o peito todo coberto de sangue. Chegando perto Fiódor reconheceu-se. Não queria acreditar, mas a verdade parecia inevitável, ele estava morto.

Passou a escutar uma pessoa gargalhando, virando-se pode reconhecer Jack. Sem entender nada aproximou-se dele e pergintou:

- O que está acontecendo? o indulto não chegou, agora estou morto, e voce ainda está rindo.

Jack respondeu:

Desculpe a brincadeira, mas eu adoro ver a expressão cheia de coragem em seus rostos porque acreditam que não vão morrer. Sinto muito dizer isto mas, voce está morto e tenho que levá-lo a presença de meu chefe, e já vou te dizendo que ele está possesso contigo por todas as tuas atitudes em vida aqui em cima, não queria estar na tua pele quando o teu castigo começar.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui