Usina de Letras
Usina de Letras
203 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Langua -- 07/02/2007 - 08:24 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Langua

Quando alguns escravos se revoltaram e fugiram de suas senzalas, procuraram o matagal e criaram os quilombos. Alguns se perderam e vislumbraram uma planície geologicamente moderna, constituída por sedimentações e aluviões às vezes, até, ainda periodicamente inundada pelas águas do mar. Ali se estabeleceram e fizeram daquele paraíso a sua morada. Chamaram de Langua (ú) porque na língua africana, uma terra com essas características recebe esse nome. Começaram a percorrer a orla marítima e conheceram outras praias que foram naturalmente batizadas.
Galheta - se acompanhassem sua orla, ela desenhava uma trombeta de guerra e que se fosse feita de chifre de cabrito, receberia o nome de galheta.
Praia do Rio - porque em suas águas límpidas desaguavam as águas sujas do Rio Tribufu, que nada mais é que um preto feio.
Praia do Mar de Leite - o oposto ao mar encapelado, aquele que tem ondas alterosas.
Praia do Sossego - nem precisa explicação.
A senhora natureza colocou sobre uma laje plana uma enorme pedra que os negros apelidaram de Pedra da Natureza.
Com o passar do tempo começou a haver a miscigenação com os portugueses, alemães, italianos e outras raças em menor quantidade. Essa mistura fortaleceu a cultura, o esporte e a indústria turística.
Langua possui um estádio de futebol enorme com arquibancadas cobertas, cadeiras numeradas, cabinas para rádio e televisão, além de conforto e muita segurança. Suas casas antigas foram tombadas pelo Património Histórico e aquelas abandonadas ou cujos proprietários não tenham dinheiro suficiente para preservá-las, a Prefeitura investe com mão de obra e o Comércio e a Indústria patrocinam a sua total recuperação. Carnaval continua sendo o grande chamarisco para o turismo de férias escolares. Com a grana que arrecada com o turismo, a Prefeitura conseguiu asfaltar 80% das ruas do centro da cidade e 30 % dos dois maiores bairros. Fez dois calçadões lindos, ajardinados e bem iluminados. Seu aeroporto não é internacional, mas para o transporte caseiro oferece um bom serviço.
O que fez com que eu escrevesse sobre Langua é a semelhança entre essa cidade e Laguna. Todos os governantes que por ela passaram esqueceram de preservar seu casario açoriano, tiraram da memória que ela já teve seu estádio e aeroporto. Além desses pequenos grandes detalhes, nunca obrigaram o município responsável pelo rio a não jogar dejetos que o enfeiam, deixaram inconclusa a beira-mar, não asfaltaram a maioria das ruas e não incentivarem o esporte amador. Laguna precisa copiar o que de bom Langua tem, pois seus nomes são simplesmente uma troca de lugares das letras.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 358 vezesFale com o autor