Usina de Letras
Usina de Letras
164 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Sozinho !... -- 13/04/2005 - 21:36 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Os olhos oferecem luz ao raciocínio !..

SOZINHO !...


Decidi estrear-me nesta rúbrica - Textos Religiosos / Sermões - colocando em equação as duas primordiais partes que emanam da problemática que há milénios solicita solução e se constitui sobretudo nos parâmetros basilares que, ora em confronto, ora lado a lado, parecendo encaminhar-se no sentido óptimo, têm demonstrado péssimos resultados, como se tratasse de uma simples esfera em permanente revolução e a perpassar periodicamente pelo mesma situação: boa e má.

Para abordar o que a espírito e a religião concerne, tomo, transcrevendo à minha maneira, a Bíblia Sagrada - recente edição da Difusora Bíblica. No que cabe ao estados físico e científico, sirvo-me da História Universal - A Pré-História, obra que o jornal Público colocou há dias no mercado, da Editora Salvat. Passo pois a considerar as duas visões que a humanidade actual tem sobre a criação do Universo e do planeta que habita no ano 2005 dC.

Religião = Criação do Mundo

No princípio, quando Deus criou os céus e a terra, esta era informe e vazia. As trevas cobriam o abismo e o espírito de Deus movia-se sobre a superfície das águas. Então, Deus disse: faça-se luz, e a luz foi feita. Deus viu de imediato que a luz era boa e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz "dia" e às trevas "noite". Em sequência surgiram "manhã", "tarde" e "noite". Assim foi o primeiro dia da terra.

No passo seguinte, Deus disse: haja um firmamento sobre as águas para as manter separadas umas das outras, e assim aconteceu. Deus criou o firmamento, chamando-lhe "céus". De novo "manhá", "tarde" e "noite" se repetiram, e foi o segundo dia...

Ciência = O Nosso Planeta Antes do Aparecimento da Vida

O Universo, a nossa galáxia - a Via Láctea - o Sistema Solar e o planeta Terra não existiram sempre, nem permaneceram imutáveis ao longo do tempo. Todos os astros que formam o Universo são constituídos pelos mesmos componentes e são exclusivamente resultado da acção das mesmas forças físicas.

A astrofísica estuda a origem, a evolução e o destino dos corpos celestes ou astros, baseando-se nas leis da física que os regem. O alicerce dos estudos astrofísicos é a análise e a interpretação das radiações emitidas pelos astros e a sua variação no tempo. A astronomia, por sua vez, é a ciência que estuda os componentes celestes - galáxias, estrelas, planetas, asteróides, cometas, etc. - e a complexa estrutura do Universo. Por último, a cosmologia estuda de forma global o Cosmos, incluindo as teorias sobre a sua origem, evolução, que estrutura apresentará em grande escala e o seu futuro. O estudo mais concreto dos sistemas astronómicos, tal como o nosso Sistema Solar, é o objectivo da cosmografia.

Segundo a hipótese mais aceite pelos cosmólogos, o Universo, cuja origem terá sido uma gigantesca explosão, conhecida e denominada por Big Bang, seguida de uma expansão que ainda hoje dura, tem entre 15.000 e 20.000 milhões de anos. Teorias mais recentes, contudo, defendem uma idade de 10.000 a 14.000 milhões de anos. Os nossos Sistema Solar e Planeta formaram-se há cerca de 4.600 milhões de anos devido ao processo de contracção gravitacional de uma nebulosa...

Bem... As duas teorias, religiosa e física, estão equacionadas, só que, a religiosa, pretende apresentá-la como facto consumado e não admite sequer outra proposição. Não considera, por exemplo, a viabilíssima hipótese enformada no triângulo "Homem-Deus-Diabo", tal como em evidência prática e real se apresenta. Entretanto, atenção: Deus ainda não parou de construir o mundo. O laborioso processo encontra-se ainda em fase expansiva. Desde já, embora de certeza absoluta não esteja cá para testemunhar o desiderato, estimo sinceramente que, quando Deus chegar exactamente ao fim, não decida ficar simplesmente tal e qual começou: sozinho !...

António Torre da Guia
O Lusineiro

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui