Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50672)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Brasil visto pelo Brazil -- 11/02/2003 - 13:08 (rosalice de araujo scherffius) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O BRASIL VISTO PELO BRAZIL

Rosalice de Araujo Scherffius

Tampa Bay, Florida - USA

rosalicescherffius@yahoo.com







Agora que o Lula simbolicamente trouxe o Brasil de volta aos brasileiros é encorajador observar como a vida parece cheia de esperança na boa terra...Digo isto do ponto de vista observado através da mídia nacional e internacional,agora nas mãos de qualquer cidadão mundial, através da Internet.



Gostaria de ver um programa de relações públicas que seja dignificante e a altura daquilo que o Brasil realmente pretende mostrar ao mundo. Para falar com sinceridade, gostei do discurso de posse de Gilberto Gil, e da maneira como ele tem respeito pela nossa cultura que é tão diversificada, bela e riquíssima em conteúdo! Basta de exportar carnaval e seres humanos semi-nus sendo explorados por turistas! O brasileiro tem muito a contribuir. O Brasil é um país que merece estar tomando parte em círculos onde figuram as grandes potencias mundiais. E o que é isso de desvalorizar o Real? Já provaram no passado que essa moeda pode estar passo-a-passo com o dollar. O faremos de novo?



Brasileiros não precisam se desculpar por falarem português! Lembro-me que em certa ocasião FHC veio aos Estados Unidos, e ao dar uma entrevista foi-lhe solicitado que falasse em espanhol, pois "não conseguiam entender seu inglês"... e o cidadão, para meu desencanto, ao invés de usar a oportunidade pra ensinar aos americanos que português é a língua do Brasil, continuou a entrevista em espanhol sem se tocar do insulto imposto sobre si mesmo pelo jornalistazinho, que para mostrar que falava espanhol manipulou a ocasião e o grande intelectual...pode?

E o ingles do FHC até que é bom. Poderia muito bem ter ignorado o pedido e continuado a falar em inglês. Espero que Lula use sempre um interprete nas suas entrevistas internacionais (alguém de bom caráter) a não ser que ele domine o idioma da terra que estará visitando.



Nossa língua portuguesa é um grande tesouro nacional. Ouvi falar em determinados círculos linguísticos, que há um movimento para abafar a língua portugues em prol do espanhol, "porque o Brasil é o único país na América Latina que usa esta língua". Esse tipo de ignorância é combatido facilmente ao explicarmos que existem perto de 200 milhões de brasileiros em casa e espalhados por todo o mundo..



Outro dia comprei uma massa para fazer "pão de queijo" e para meu desconsolo a danada da companhia havia imprimido tudo em inglês, alemão, japonês e espanhol, inclusive a frase "made in Brazil". Pode? O pior é que o cartaz de anúncio no jornalzinho brasileiro aqui na Flórida, sobre a loja que estava vendendo este produto dizia: "brasileiros e brasileiras, venham comprar o autêntico pão de queijo mineiro e outros sabores da terrinha..." Olhem aí, senhores exportadores! Vejam a sua obrigação de divulgar o Brasil, até numa coisinha assim...principalmente porque o seu mercado consumidor é, em primeiro lugar, o brasileiro que está morando no exterior.



Talvez os donos da fábrica da massa de pão de queijo não viram nada de mal nisso, mas aos meus olhos... Morando assim tão longe daí eu uso qualquer oportunidade que tenho para falar bem sobre minha terra natal...E se, às vezes, eu preciso de uma caixinha de pão de queijo, com rótulo que também inclua as instruções em português, sabendo que o produto foi manufaturado no Brasil, por que não?



Uma vez por ano vou às escolas próximas de minha casa (sempre fiz isso, em todos os estados em que morei) e ofereço-me como voluntária num projeto que se chama The Great American teach In e dou uma palestra sobre o Brasil para as crianças do primeiro ao quinto ano. Nos últimos cinco anos decidi denominar meu tema "Brasil, the portuguese America". Faço isto para que os ignorantes não venham me "salutar em español , o que acontecia repetidamente!



Uma vez (há vinte e cinco anos atrás), reclamei na DisneyWorld que eles não tinham a saudação "até logo" na saída do Small World. Finquei o pé e pedi para falar com um responsável, me disseram que a razão pela qual não fazia diferença era porque eles já tinham o equivalente em espanhol e aquilo representaria toda a America Latina...fiquei furiosa!



Agora, você já viu uma nordestinazinha furiosa, tentando ficar calma para poder falar civilizadamente com um americano? É difícil. Comecei a chorar(de raiva), e eles entenderam que era porque o cartaz com as palavras "até logo" significava muito para mim, e prometeram que iriam fazer um. Eu expliquei que até mesmo o Walt Disney conhecia o Brasil e até fez o Zé Carioca, inspirado numa de suas visitas por aí. Falei também que não era justo se pensar que na América do Sul só se fala espanhol, porque o Brasil todinho fala português (talvez algum tupi-guarani e outras línguas mais), e além do mais, se eles fossem verificar a quantidade de brasileiros que visitavam aquele parque por dia justificava-se plenamente o "até logo" ali também entre as outras saudações. Funcionou. Depois de meia hora levei meu grupinho novamente para o small world e justo na saída, entre todas as outras línguas lá estava o que eu esperava... Triunfo!



O que quero dizer é que o Brasil, meu Brasil brasileiro está no mapa geográfico e no meu coração para sempre! Creio que todo brasileiro (que se presa), é um diplomata junto a sua área de inflluência, não importa onde ele mora. E como país, esta nobre terra está começando a perceber que merece ter todos os direitos e privilégios de um país de primeira classe!









Janeiro de 2003- Direitos autorais reservados

Rosalice de Araujo Scherffius



Este artigo foi publicado originalmente na





Revista da Rua - versão eletrônica



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui