Usina de Letras
Usina de Letras
261 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->MUDANDO DE CLASSE -- 17/03/2007 - 07:18 (Wilson Vilar Sampaio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

MUDANDO DE CLASSE(Ou, de carro para bicicleta tudo é transporte)

Eu era da classe média média" quando do lançamento do Plano Cruzado, em 1986.
Sabia que era um plano eleitoreiro, sem base técnica e legal... mas os juízes ministros do STF acharam que a necessidade premente da economia era maior que a lei positiva e indeferiram as liminares requeridas pelos prejudicados, enquanto os economistas mentores do plano exultavam.

Assim, passei da classe "média média" para a classe média pobre. Durou pouco, entretanto, essa minha nova condição. Tão logo consegui juntar um dinheirinho, o Sr. Sarney, mesmo tendo sido esculhambado pelo candidato Fernando Collor, durante a campanha presidencial, aceitou fazer parte daquele confisco geral e assim, graças ao plano económico denominado "Plano Collor", passei da classe "média pobre" para a honrosa e não menos briosa classe "pobre alta"!

A essa altura já estava sem carro(um fusca 1978) e não tinha mais um tostão em investimento. Mas o furacão não havia ainda passado.

Veio o Plano Collor II e lá vou eu mudando de classe novamente; desta feita para a classe "pobre média". Pensei comigo mesmo: - Não é possível que eu caia mais do que já caí. Puro e ledo engano!

Veio o lançamento do Plano Real e, como não consegui fazer o meu salário congelado a temperaturas árticas render o que eles disseram que renderia( e olha que cortei até as despesas necessárias), fui mais uma vez rebaixado e passei a fazer parte da incrível classe "pobre pobre".

Veio o lançamento do Real II(aquele que operava a desindexação da economia) e eu resistindo firme, impávido, mantendo-me aos trancos e barrancos na classe "pobre pobre", lendo tudo sobre homeopatia; aproveitamento da casca de jaca para fazer deliciosos bifes; o teor nutritivo da palma nordestina e já acreditando que a luz do sol poderia realmente servir de alimento... enfim, estava me adaptando às circunstàncias.

Mas agora, com a "inflação cada vez menor", com o país " voltando a crescer", com a "retomada do desenvolvimento", com a " grande reserva de divisas" e depois da luta incessante(leia-se conchavos, acordos e favorecimentos) para a reeleição do presidente Lula, não estou conseguindo resistir e lá vou eu, ladeira abaixo, ao encontro de uma outra classe económica:

-E existe outra classe ainda, papai? - perguntou meu filho estudante de direito.
-Existirá, filho meu. Será a classe Miserável... e se brincar, será ainda subdividida em miserável alta, miserável média e miserável miserável!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui