Usina de Letras
Usina de Letras
47 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->COM CERTEZA! -- 20/03/2007 - 22:57 (Daniel Viveiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nunca uma expressão incomodou-me tanto como a "Com certeza".
De norte ao sul do Brasil, está na boca do povo, de autoridades, de atores e atrizes, apresentadores, modelos, patricinhas e mauricinhos, ricos e pobres.
A palavra é imbativel. Uma sumidade.
O mais incrível é que agora todo mundo tem certeza de tudo.
Ninguém mais duvida dos próprios sentimentos, da opinião que está (o)emitindo, do tempo, de política ou de qual modelo-atriz é a mais bonita do momento.
Começo a sentir-me na contramão da história e dos fatos.
Começo a duvidar de minhas angústias, dos meus medos, de minha ignorància a tantos assuntos e mistérios, enquanto todo mundo tem certeza de tudo.
Será que todos estão bebendo d alguma água ou fonte que não me é acessível?
Será que há na praça algum tipo de sorvete de "com certeza" ou feijão "com certeza" que não ando tomando ou comendo?
O "com certeza" é imbatível como resposta universal.
Tem substituido qualquer advérbio de negação ou afirmação.
Iniciado ou terminado uma frase, ou estado em seu centro...
Responde inclue exclue retifica ratifica designa realça e explica.
Tem sido uma expressão polivalente.
Agora pode-se circular livremente por toda e qualquer festa badalada ou não, chiquérrima ou paupérrima, em qualquer ambiente do país.
Em um coquetel onde só hajam doutores, não importa no quê, basta colocar um sorrisinho enigmático no rosto e responder: "Com certeza!"
Se o professor solicitar qualquer opinião, diga-lhe: "Com certeza!", só não se esqueça de colocar o "sim" ou o "não" após esta fantástica expressão.
A nota máxima estará garantida e ainda ganharás a simpatia e o respeito do mesmo e dos colegas até o final do ano letivo.
Se alguma equipe jornalística lhe parar na rua e pedir-lhe qualquer opinião, agora não é mais preciso "congelar" diante das càmeras: responda a todas as perguntas do(a) repórter com um sonoro e incisivo: "Com certeza".
Pronto! já podes sair dando autógrafos.
Se lhe perguntarem a opinião sobre um assunto complexo ou se na pergunta estiver contida uma palavra que você nunca ouviu, responda: "Com certeza!".
Se você sofrer de gagueira ou timidez mórbida, seus problemas acabaram: use e abuse do "Com certeza!".
Basta treiná-la em frente a um espelho.
Estou até pensando em parar de ler livros e pesquisar.
Prá quê tanto trabalho? A partir de hoje rendo-me.
Também terei a certeza de tudo.
Vou me apoderar desta palinfrasia que me corrói os tímpanos há mais de um ano e parar de ouvir o "Fala sério!!", quando não demonstro "ter certeza" de nada.
Isso é o que farei.
Com certeza!

Daniel Viveiros®/2005
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui