Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->ESTADO E RELIGIÃO DEVEM PERMANECER AFASTADOS -- 04/03/2004 - 19:29 (THEKLA - THEOLOGICAL KEY BY LOGICAL ANALYSIS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Caco Barcellos, Paris


O senado francês aprovou, nesta noite de quarta-feira, a lei que proíbe o uso de símbolos religiosos - como crucifixos e véus islâmicos - nas escolas públicas do país.
A lei ainda precisa ser promulgada pelo presidente Jacques Chirac para entrar em vigor.
Foram 276 votos a favor e 20 contra. A lei passou por ampla maioria, como aconteceu na Câmara, no mês passado, e deverá ser sancionada, sem problemas, pelo presidente Chirac. Ele próprio defende a lei como forma de proteger o caráter secular da república francesa. Em outras palavras, manter a separação entre religião e estado. Para os críticos, apesar de proibir o uso de outros adereços religiosos como o quipá judeu e o crucifixo cristão, a lei tem como principal objetivo banir das escolas o véu islâmico.
A França é o país da União Européia com o maior número de muçulmanos: cinco milhões. A lei - que tem o apoio de 70% dos franceses - expôs profundas divisões no país e provocou protestos inflamados pelo mundo. Os muçulmanos argumentam que ela é discriminatória e atenta contra a fé islâmica.
O presidente Jacques Chirac tem 15 dias para promulgar a lei. Ela deve entrar em vigor em setembro, quando começa o próximo ano letivo na França.
Jornal da Globo, 3/3/2004

Que diferença!
Enquanto a França evita o domínio religioso, talvez porque não se esqueceram dos horrores da Idade Média, aqui no Brasil, onde o passado cai no esquecimento muito facilmente, a tendência está sendo entregar o poder às igrejas.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui