Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Educação e responsabilidade -- 13/02/2003 - 13:41 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Durante os governos Raupp e Bianco muita coisa aconteceu no ensino rondoniense, com aumento de número de alunos matriculados(proposta igualmente praticada por FHC). Foi um começo para resgatar um pouco da cidadania das paragens nortistas.

Foi apenas um passo. Também durante o governo FHC a merenda escolar teve sua responsabilidade destinada às escolas, sob fiscalização de associações de pais e mestres. Esta parte funcionou mais ou menos.

A exemplo de outros estados, também Rondônia encontrou irregularidades em algumas escolas. A polícia investiga, algumas secretarias fizeram vista grossa e ninguém sabe se haverá punição para os descuidados do alheio público.

O grande problema é que muitas vezes os suspeitos acabam respondendo a processos administrativos que não seguem uma linha de investigação correta, e para surpresa e indignação geral, os funcionários acusados de corrupção são apenas transferidos, geralmente acobertados por algum deputado mais influente.

Há muitos casos que começaram a ser investigados pela Seduc, mas acabaram esquecidos, por estas coisas do mundo político, sempre de olho em acordos de esconder rabos.

Uma das sugestões para que o quadro da educação fosse moralizado em Rondônia, de fácil execução, seria a obrigatoriedade de ficha limpa na Justiça para os diretores de escolas. Diretores que respondem processos por sedução de menores na Justiça Comum não deveriam ser aceitos nos estabelecimentos de ensino. Ainda mais quando os processos ultrapassam o número cinco.

Outra medida seria a exigência de qualificação técnica para o cargo. Existem dezenas de profissionais de curso superior, ou pelo menos o magistério, e não se justifica leigos com baixa escolaridade no cargo de confiança, como é considerado atualmente a diretoria.

Funcionários que respondem inquéritos por terem históricos de contas abertas(furadas mesmo) em diversas administrações foram beneficiados durante os governos Raupp e Bianco. Talvez os governadores nem soubessem disso, visto o número de escolas estaduais ser bastante significativo.

Um pouco de moral nas escolas não faz mal. E é tudo fácil de se resolver. Algumas certidões de bons antecedentes e fichas funcionais podem ajudar a resolver o problema. Prá começar a mudar é só começar.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui