Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pobre Leão Enjaulado... -- 13/02/2003 - 16:38 (PenaRosa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Leão enjaulado



http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20030213/pri_pol_130203_197.htm





Lula queixa-se do excesso de segurança que a vida presidencial exige. Já na primeira semana de trabalho, brincou com o chefe de gabinete pessoal da Presidência, Gilberto Carvalho, ao dizer: ‘‘Me sinto um leão enjaulado. Eu quero uma porta de fábrica.’’ As reclamações mostram que ele ainda não pôde aproveitar todas as vantagens do cargo — que embora tenha liturgias, carrega também algumas mordomias.A residência oficial do presidente abriga piscina olímpica aquecida, sauna, sala de música com piano, academia de ginástica, barbearia, sala de massagens e adega para 2 mil garrafas.



Só anteontem Lula utilizou pela primeira vez o cinema privativo da residência oficial. Com a cadela Michele no colo — de raça fox-terrier —, o presidente assistiu ao filme Deus é Brasileiro acompanhado pelo diretor Cacá Diegues e parte do elenco, como o protagonista Antônio Fagundes.



A mistura dessas insatisfações, como tempo escasso e segurança rígida, fez com que o presidente tomasse uma decisão para compensar a falta de contatos regionais. Na semana passada, ele determinou estudos para a criação de escritórios estaduais onde pudesse despachar. A idéia inicial é criar gabinetes nas principais capitais do país. ‘‘O Brasil não é só Brasília’’, justificou.



As reclamações de Lula a respeito da cidade são distintas. Vão do clima à liturgia do cargo que ele agora ocupa. Nesse caso, ‘‘Brasília’’ é uma instituição, por vezes penosa, que inclui falta de tempo para um banho de sol ou excesso de preocupação com a segurança. Questionado por que está com a pele branca, Lula alegou ser ‘‘moreno’’ e justificou: ‘‘É que aqui em Brasília a gente não toma sol.’’



A estiagem do cerrado o incomoda muito. Uma reclamação que, aliás, é comum também entre os novos funcionários integrantes do governo. Dor de cabeça e dificuldade para dormir são alguns dos sintomas, que tendem a aumentar a partir de maio, quando se inicia, de fato, o período de seca.



Talvez Lula não saiba, mas a ausência de chuvas até outubro fará com que as saudades de São Bernardo do Campo aumentem no segundo semestre. Umidade é o que não falta no município da região do ABC paulista. Localizado próximo às margens da Mata Atlântica, o inverno na cidade costuma ser marcado pela neblina no começo da manhã e no fim da tarde.



Um dos problemas em relação ao clima é que a jornada do presidente sob o ar-condicionado costuma ser longa. Não dura menos que dez horas diárias no gabinete de 25 mil metros quadrados, localizado no terceiro andar no Palácio do Planalto. Em conversa informal com jornalistas, ontem, Lula admitiu que não lhe resta tempo sequer para apreciar a bela vista que sua sala tem para o lago.‘‘Não consigo saber se está sol ou chovendo’’, contou o presidente, que gostaria de ter mais tempo para quebrar a rotina.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui